Educação Ambiental: mídia, discursos e o verde
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.795Palavras-chave:
Análise do discurso, Educação Ambiental, Mídia, Verde.Resumo
O presente resumo parte de um doutoramento em Educação Ambiental na Universidade Federal de Rio Grande e, através de um recorte de uma tese que analisa a proliferação de discursos relacionados ao “verde” que a escrita é tecida, buscando lançar olhares para a Educação Ambiental através de atravessamentos midiáticos que fazem parte do corpus da tese. O trabalho busca ferramentas teóricas através da Análise do Discurso, inspirando-se em Michel Foucault, operando especificamente com conceito de discurso na busca de tensionamento das condições de possibilidades dos discursos propagados. Com a proposta in situ, compila-se imagens atreladas a temática ambiental e, através desse exercício, questiona-se sobre a expressiva vinculação da área em relação aos recursos naturais, como ar, água, flora, fauna ou então ao verde. E, através de imagens coletadas por diferentes atravessamentos midiáticos, com a experiência docente no ensino superior e em consonância com as pesquisas desenvolvidas, almeja-se criar fissuras de pensamento e reflexão sobre o que vem sendo distribuído em relação a temática ambiental, exercitando um olhar quem sabe mais atento e menos (pré) direcionado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.