Avaliação Institucional: conceitos, objetivos, participação e implicações para a escola
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.786Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Projeto Político-Pedagógico, Gestão Escolar.Resumo
O presente trabalho integra as atividades do projeto de intervenção “Reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico e a importância de avaliar a escola constantemente” desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação. O projeto é realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Balbino Mascarenhas, da cidade de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul (RS), e possui como enfoque o processo contínuo de avaliação da instituição escolar. O objetivo do trabalho é analisar e avaliar o processo da gestão e do cotidiano escolar da escola citada, criando subsídios para significação e reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Nesse sentido, o estudo sobre a avaliação institucional é de extrema importância, pois tem como propósito identificar as carências da escola e realizar as devidas intervenções, ou seja, usar os resultados da avaliação para qualificar o Projeto Político-Pedagógico, a escola e os sujeitos que dela participam. A avaliação torna-se um instrumento para a busca da qualidade escolar, tendo como principal intenção a concretização, a ação-reflexão-ação de todo o processo educacional. Desse modo, acredita-se que a avaliação institucional deve estar assegurada no Projeto Político-Pedagógico, tendo claros os seus objetivos, indicadores, princípios, finalidades e as concepções de avaliação, que, ao serem realizadas, devem partir do princípio balizador corrigir dificuldades e evitar novas e futuras à instituição escolar.
Métricas
Referências
ESTEBAN. Maria Teresa. Escola, currículo e avaliação. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília: MEC, 1994.
______. Avaliação Institucional: Necessidades e condições para sua realização. DRB Assessoria. 2010. Disponível em: http://www.drb-assessoria.com.br/Avali_Institucional.pdf.>. Acesso em: 16 jan. 2017.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 05 set. 2009. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=1703156>. Acesso em: 26 jul. 2017.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão na escola. Goiânia: Alternativa, 2008.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Avaliação da aprendizagem escolar. 6 ed. São Paulo. Cortez, 1997.
MALAVASI, M. M. S. Avaliação Institucional de qualidade potencializada pela participação dos vários segmentos da escola. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MELCHIOR, M. C. Avaliação Institucional da escola básica. Porto Alegre: Premier, 2004.
SANTOS GUERRA, Miguel Àngel. Evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Málaga: Ediciones Aljibe, 1993.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 22.ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.