A Memória Institucional – Santa Casa POA/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.72Palavras-chave:
Comunicação Organizacional e Memória InstitucionalResumo
O trabalho analisa os enfoques sobre a memória organizacional e como esse trabalho é articulado: questões estratégicas de resgate e construção de memória; a emergência do “mercado de memórias”, a relação entre a cultura e a memória organizacional, os instrumentos utilizados. São desenvolvidas reflexões teóricas nas áreas estudadas aliadas ao estudo de caso da Santa Casa de Misericórdia de POA.
Métricas
Referências
BARBOSA, Andréia Arruda. O Lugar da Memória Institucional nas Organizações Complexas. Artigo - GT Processos, Políticas e Estratégias de Comunicação Organizacional do IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP, 2010.
COSTA, Alessandra de S. M.; BARROS, Denise F.; CELANO, Ana. A Construção da Memória Empresarial como Estratégia de Comunicação Organizacional. XXXVI Encontro da ANPAD. RJ – 22 a 26 de set. 2012.
COSTA, A.M.; SARAIVA, L. A. S. Memória e formalização social do passado nas organizações. Revista Adm. Pública, RJ, v.45, n.6, p.1761-1780, 2011.
CRIPPA, G. Memória: geografias culturais entre história e ciência da informação. In: MURGUIA MARANON, E. I. (Org.). Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. S. Carlos: Compacta, 2010. p.79-110
FIGUEIREDO, Miriam. (2009) ‘Da Memória dos Trabalhadores à Memória Petrobras: história de um projeto’. Dissertação de Mestrado. CPDOC – FGV, Rio de Janeiro. https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/2705
MARCHIORI, Marlene (Org). COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Reflexões, Processos e Práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. S. Paulo, v. 10, p. 7-28. -PUC-SP. 1993
SANTA CRUZ, Lucia. Memória e Comunicação Organizacional no Brasil: Interfaces. ORGANICOM – ANO 11 – N. 20 – 1º. SEM. 2014 P. 178
SHIKIDA, A. M.; MOURA, M. A. Memória e redes sociais: informação e conhecimento em relatos orais. In: ENC. NAC. PESQUISA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. ANAIS. Salvador: UFBA, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.