Ensino de Humanidades: O Percurso Geográfico e Histórico da Reforma Protestante
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.672Palavras-chave:
Ensino, Humanidades, Infografia, Multimodalidade.Resumo
No ensino de humanidades, o constante contato com a Filosofia, a Arte, a Literatura, a História e a Geografia, o uso da imagem aliada ao texto renova a prática da indução e da reflexão do conhecimento. Assim, o principal objetivo foi organizar o infográfico, ‘Caminhos da Reforma’, para apresentar o contexto geográfico e histórico da Reforma, na atual Alemanha, trazendo textos históricos e imagens atuais das Igrejas e das cidades importantes, a partir de Wittenberg, a Igreja do Castelo onde foram fixadas as 95 teses. A metodologia está embasada no estado da arte, na perspectiva da pesquisa qualitativa que descreve a Reforma Protestante para o ensino de humanidades e no uso da cartografia para espacializar o contexto de vida do seu principal articulador, Martinho Lutero. O percurso do reformador foi delimitado no mapa a partir de informações bibliográficas, e as fotografias e os textos completaram o infográfico denominado ‘Caminhos da Reforma’. O infográfico destina-se a estudantes do Ensino Médio, como um recurso multimodal que alia texto, mapa e imagens, e serve de motivação para o ensino em ambientes formais e não-formais.Referências
AQUINO, F. Para entender a Reforma. São Paulo: Cleófas, 2016.
BARRET, M. Teologia da Reforma. São Leopoldo: Sinodal, 2017.
DELUMEAU, J. Nascimento e Afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.
KAPPLER, A. Perfil da Alemanha. Frankfurt: Societäts-Verlag, 2013.
LEITÃO, M. Os 500 anos da Reforma Protestante, que abalou o mundo. Jornal O Globo.Disponível em: http://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/os-500-anos-da-reforma-protestante-que-abalou-o-mundo.html. Acesso em 02.05.2017.
LINDBERG, C. História da Reforma. São Leopoldo: Sinodal, 2017.
MARTINA, G. História da Igreja: de Lutero aos nossos dias. v. 1: A era da Reforma. São Paulo: Loyola, 1997.
RUEB, F. 48 Variações sobre Bach. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SCALZO, M. Jornalismo de Revista. São Paulo: Contexto, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.