Política Externa Brasileira para a América do Sul na Era Lula: Discursos Identitários e Processo de Integração
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.663Palavras-chave:
América Latina, Identidade Sul-Americana, Integração, Lula, Política Externa Brasileira.Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar como foi utilizada a questão da identidade sul-americana pela política externa brasileira dos anos 2003 até 2010 com a parceira Lula/Celso Amorim e quais as suas origens. Sendo assim, o artigo se propõe a avaliar a utilização da ferramenta identitária pelo discurso presidencial e do Ministério das Relações Exteriores nas reuniões e documentos oficiais, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Para uma melhor análise, cabe também examinar como se deu a participação brasileira no processo de cooperação e integração regional neste mesmo período e qual a função ocupada pela identificação regional na propagação desse processo integratório. Desta maneira, também poderemos verificar como foi a atuação do Brasil no continente e qual o seu papel no processo de integração no contexto onde emergia governos de esquerda em diversos países da América do Sul e a possível ampliação de diálogo e parceria entre eles.
Métricas
Referências
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: Volume 2. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. iii, 530 p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 2).
COUTO, Leandro F. Política externa brasileira para a América do Sul: as diferenças entre Cardoso e Lula. Civitas, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 23-44, jan./abr. 2010.
HELENO, Eduardo; LUIZ, Edson M. B. O soft power brasileiro em busca de uma identidade sul-americana. Poder, Estratégia e Sociedade, v. 1, n. 0, p. 41-52, fev. 2011.
LEÃO, André P. F. O papel do governo Lula na evolução da identidade sul-americana da política externa brasileira. 2016a. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016a.
______. Política externa brasileira para a América do Sul: Uma análise comparada entre os primeiros mandatos dos governos Lula e Dilma. Boletim de Economia e Política Internacional, n. 22, jan./abr. 2016b.
LULA DA SILVA, Luiz I. Pronunciamento do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sessão solene de posse no Congresso Nacional. Brasília: 2003. Disponível em: <http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/discursos/discursos-de-posse/discurso-de-posse-1o-mandato>. Acesso em: 30 de out. 2017.
SANAHUJA, José A. Del “regionalismo abierto” al “regionalismo post-liberal” - crisis y cambio en la integración regional en América Latina. Anuario de la integración regional de América Latina y el Gran Caribe, Buenos Aires, n. 7, p. 11-54, 2008.
SANTOS, Luís C. V. G. A América do Sul no discurso diplomático brasileiro. Brasília: FUNAG, 2014. 247 p.
TOLEDO, Sara. A política externa brasileira e o sentido da liderança regional atribuído pelo governo Lula. Ensaios do IEEI, São Paulo, n. 22, p. 01-24, mar. 2014.
UNIÃO DE NAÇÕES SUL-AMERICANAS. Tratado constitutivo da União de Nações Sul-Americanas, 23 de maio de 2008. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_integracao/docs_UNASUL/TRAT_CONST_PORT.pdf> Acesso em: 01 de nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.