Turismo rural integrado a agricultura familiar: Análise interdisciplinar da experiência do Circuito Sabiá em Matelândia – PR
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.608Palavras-chave:
Turismo Rural, Agricultura FamiliarResumo
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de Turismo Rural integrado a agricultura familiar. Como metodologia, realizou-se uma visita in loco e entrevista a uma propriedade rural do Circuito Sabiá no Município de Matelândia do Oeste do Paraná. Com esta pesquisa verificamos que a prática do Turismo Rural na propriedade analisada, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar bem como o estimulo de práticas de preservação e educação ambiental.
Referências
BRASIL, Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR. Manual Operacional do Turismo Rural. Brasília: EMBRATUR, 2016.
D´AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências sociais. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2000.
TULIK, O. Turismo no espaço rural: segmentação e tipologia. In: ALMEIDA, Joaquim Anécio; SOUZA, Marcelino. (Org.). Turismo Rural: patrimônio, cultura e legislação. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2006. p. 107-119.
Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB). Disponível em: www.agricultura.pr.gov.br. Acesso em: 15 maio de 2016.
WANDERLEY. M. N. B. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidades. In: WANDERLEY. M. N. B. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre. Ed. da UFRGS, 2009. (p.185-200).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.