Museus comunitários no Brasil: descolonizando o pensamento museológico
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.605Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre os museus de comunidade brasileiros, tratando esses como possíveis descolonizadores de um pensamento museológico. Com isso, busca-se fazer uma contextualização histórica sobre a constituição de um fazer museológico colonialista em contraste com a chamada Nova Museologia e os museus de comunidade. Dessa oposição procura-se conectar a Museologia às discussões das Ciências Sociais em três pontos: a crítica à construção da identidade nacional junto aos museus, a desconstrução dessa identidade a partir dos museus de comunidade e, com isso, a descolonização do pensamento museológico, e os pontos de influência da democracia participativa junto à prática da participação social desses novos modelos museológicos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.