Modelo de um Memorial justificado, para que possa ser utilizado como ferramenta complementar no ensino e aprendizagem do processo projetual nas disciplinas de Projeto de Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.548Palavras-chave:
Memorial justificativo., Projeto Arquitetônico., Disciplina de projetoResumo
Este artigo trata de um modelo de memorial justificativo que poderá servir de referência para auxiliar os alunos de arquitetura a descreverem e justificarem, de maneira sistemática, as razões para as decisões tomadas e que resultaram em uma solução arquitetônica. Servir de ferramenta complementar no ensino e aprendizagem do processo de projeto nas disciplinas de projeto de arquitetura. A linha de pensamento que orientou o desenvolvimento do memorial teve como base teórica o método desenvolvido por Neves e para a adoção do partido na arquitetura e conceitos abordados por Mahfuz, relacionados ao processo projetual.
Referências
MAHFUZ, Edson. O clássico, o poético e o erótico e outros ensaios. Porto Alegre : Ritter dos Reis, 2002.
MANUAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA; ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). São Paulo: Pini, 2000.
NEVES, Laert Pedreira. Adoção do partido na arquitetura ensaios.3 ed. Bahia: Edufba, 2011.
NIEMEYER, Oscar. – vídeo OLHARES- NIEMEYER, O TRAÇO E O TEMPO PARTE 3 - documentário produzido pela TV Câmara – capturado em 18/06/2010. http://www.youtube.com/watch?v=WnKVZev8hn0&feature=related .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.