Tecnopolítica, Protagonismo e Viralidade: discursos sobre o 14º Acampamento Terra Livre (24 a 28 de abril de 2017) – Brasília/DF – Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.533Palavras-chave:
Estudos em cultura, Integração cultural, América Latina, CulturaResumo
Objetiva apresentar um panorama de Tecnopolítica, Protagonismo e Viralidade do movimento social das sociedades indígenas com destaque para um mapeamento através das principais matérias e imagens (fotos) divulgadas e expostas em vários meios sobre o 14° Acampamento Terra Livre de 24 a 28 de abril de 2017, em Brasília/DF – Brasil. Para tanto se utiliza a pesquisa bibliográfica e de netnografia como uma metodologia para estudos na Internet (HINE, 2000) e como um método interpretativo e investigativo para o comportamento cultural e de comunidades on-line (KOZINETS, 2007), onde o próprio método se traduz como objeto de estudo no presente artigo.Métricas
Referências
AZEVEDOLUÍNDIA, L.; OLIVEIRA, G. Da Carta de Caminha ao caso Galdino: uma breve análise da imagem dos indígenas na mídia. Conferência apresentada em Mídia Cidadã — II Conferência Sul Americana/VII - Conferência Brasileira: Amazônia e o Direito de comunicar, Belém-PA, 20–22 de outubro de 2011. Disponível em <https://goo.gl/Pd2Btx>. Acesso em 25 de abril de 2017. (Trabalho em Anais de congresso).
CASTELLS, M. A política da Internet |: redes de computadores, sociabilidade civil e o Estado. In: A Galáxia da Internet. p. 114-138, Rio de Janeiro: Zahar, 2003. (Capítulo de Livro).
CHAMIE, M. Caminhos da Carta: uma leitura antropofágica da Carta de Pero Vaz de Caminha. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2002. (Obra Completa).
CHARAUDEAU, P. Discursos das Mídias. Rio de Janeiro. São Paulo, 2016. (Obra Completa).
CHAUI, M. Simulacro e poder - Uma análise da mídia. Ed Fundação Perseu Abramo, 2006. (Obra Completa).
DUCROT, O. Polifonia y argumentación. Conferencias del seminário teoria de la argumentacion y analisis del discurso. 1 ed. Cali: Universidad del Valle, 1990. (Obra Completa).
HINE, C. Virtual Ethnography. London: Sage, 2000. (Obra Completa).
ÍÑIGUEZ, L. (ed), Análisis del discurso. Manual para las ciencias sociales, Barcelona, Editorial UOC, 2003. (Capítulo de Livro).
KOZINETS, R. V. Netnography 2.0. In: R. W. BELK, Handbook of Qualitative Research Methods in Marketing. Edward Elgar Publishing, 2007. (Capítulo de Livro).
MORAES, D. Comunicação virtual e cidadania: movimentos sociais e políticos na Internet. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. V.23, n.2, p. 142-155, 2000. (Artigo em Periódico Físico).
MOSCOVICI, S. Representações sociais, investigações em psicologia social; editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petropólis, RJ: Vozes, 2015. (Obra Completa).
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. (Obra Completa).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.