História do Tempo Presente e a Memória de Trabalhadoras Jaguarenses
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.53Palavras-chave:
History, Present Time, Memory.Resumo
Neste trabalho busco relacionar a história do tempo presente com o tema da minha pesquisa que é a história das trabalhadoras da pesca do Município de Jaguarão, situado no sul do Rio Grande do Sul e que faz fronteira com a cidade uruguaia, Rio Branco. O intuito da investigação é discutir a partir de entrevistas e outras fontes que elucidaram as memórias de algumas das trabalhadoras, a relação delas com seu espaço de trabalho para perceber seus saberes, suas vivências e a toda uma gama de conhecimentos forjados no cotidiano, sob o recorte de 1980 até os dias atuais. Como a pesquisa esta em fase inicial, a proposta neste momento será de refletir sobre a trajetória historiográfica, limites e possibilidades da pesquisa com o marco temporal do presente.
Métricas
Referências
CHAUVEAU, Agnès; TÉTART, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru: EDUSC, 1999.
DOSSE, François. História do tempo presente e historiografia. Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 5 – 22, jan-jun. 2012.
HARTOG, François. "Regimes de Historicidade. Presentismo e Experiências do Tempo". Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
LAGROU, Pierre. A História do Tempo Presente na Europa depois de 1945 - Como se constituiu e se desenvolveu um novo campo disciplinar Rio de Janeiro: Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, Nº15, Rio, 2009 [ISSN 1981-3384]
LORIGA, Sabrina. O eu do historiador. História da historiografia. Revista História e Historiografia, Ouro Preto, n. 10, p. 247-259, dezembro/2012.
RIOUX, Jean-Pierre. Pode-se fazer uma história do presente? In: CHAUVEAU, A., TÉTART, P. (orgs.). Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
TODOROV, TZVETAN. Memória do mal, tentação do bem. Indagações sobre o século XX. São Paulo: ARX, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.