Gestão Ambiental Empresarial: Estudo de Caso da Ferramenta de Teste de Estresse por Sequência
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.491Palavras-chave:
meio ambiente, gestão ambiental, sustentabilidadeResumo
A consciência ambiental é uma tarefa precípua da sociedade humana. É imperativo aplicar uma abordagem multidisciplinar e atuar em todas as instâncias, público e privado, para desenvolver soluções sustentáveis. Nesta seara, o artigo busca estudar a gestão ambiental inserida na trajetória empresarial, tendo em vista que exerce influência nos resultados e na concorrência corporativa. Com relação às ferramentas de gestão ambiental, deu-se atenção à ferramenta de Teste de Estresse por Sequência, que foi criada com o objetivo de avaliar os eventuais riscos da seca.
Métricas
Referências
BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal. Diário Oficial da União, 05.10.1988.
BRASIL. Lei nº6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal. Diário Oficial da União, 2.9.1981.
GORE, Al. A terra em balanço: ecologia e o espírito humano. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2008.
HADDAD, Paulo Roberto. Meio ambiente, planejamento e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva, 2015.
LIMA, Manolita. Monografia a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.
MILARÉ, Édis. Direito do ambiente. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; VIANA, João Nildo Souza. Economia, meio ambiente e comunicação. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
PENNA, Carlos Gabaglia. O estado do Planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Iniciativa Financeira (UNEP FI). Testes de Estresse por Sequência – Tornar as Instituições Financeiras mais Resistentes aos Riscos Ambientais. Disponível em:
<http://www.unepfi.org/news/themes/ecosystems/innovative-new-tool-helps-banks-understand-risk-of-loan-default-caused-by-drought/>. Acesso em: 06/04/2017.
SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Turismo como fenômeno urbano: princípios para se pensar a ecossocioeconomia. Santa Cruz do Sul, SC: Edunisc, 2005.
SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Gestão que privilegia uma outra economia: ecossocioeconomia nas organizações. Blumenau: Edifurb, 2010.
SESI – Serviço Social da Indústria. Conteúdos básicos comuns. Departamento Nacional. Brasília: SESI/DN, 2013.
VITERBO JUNIOR, ÊNIO. Sistema integrado de gestão ambiental: como implementar um sistema de gestão que atenda à norma ISSO 14001, a partir de um sistema baseado na norma ISSO 9000. São Paulo: Aquariana, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.