CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS EM UMA PRÁTICA DE EXTENSÃO

Autores

  • Thaís Janaina Wenczenovicz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS
  • Giovane Israel Ribeiro UERGS

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.452

Palavras-chave:

cidadania, direitos humanos, policial.

Resumo

O trabalho tem por objetivo relatar uma atividade realizada através de um Projeto de Extensão na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – na cidade de Erechim a qual oportuniza formação continuada aos servidores públicos da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. A proposta corrobora com o processo de formação continuada dos agentes militares do 13º BPM situado na cidade de Erechim/RS, oferecendo por meio de palestras formação continuada com temas contemporâneos. O curso foi oferecido no turno da tarde com a participação de 30 militares, tendo como temas principais Cidadania, Direitos Humanos e Justiça. O trabalho da polícia abrange determinações legais impostas pela constituição e regimentos policiais, e, sobretudo, a civilidade que o profissional deve ter, no senso de responsabilidade frente à sociedade, a qual espera dos policiais a segurança pública e a proteção quando um conflito acontece. É necessário que se invista em ações policiais esperando dos agentes uma atuação pautada sempre no cumprimento da lei já que atuam para garanti-la. Espera-se muito do agir policial, pois o mesmo se vê confuso nos anseios da população, que em determinado momento deseja que o agente de segurança seja bem visto em suas ações, já em outras situações pede que a polícia seja uma instituição de vingança social, fazendo justiça com as próprias mãos como acontecia nos primórdios da humanidade. O policial não é inimigo da população, deve que ser visto como agente promotor de direitos humanos, sobretudo, de cidadania

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Janaina Wenczenovicz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS

Docente adjunta e pesquisador sênior na Universidade Estadual do RS. Avaliadora INEP/MEC.

Giovane Israel Ribeiro, UERGS

Bolsista PROEX - Universidade Estadual do RS

Referências

ADORNO, W. Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra. 3.ed. 2003.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2003.

BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Passo Fundo: Paster Editora, 1998.

BITTNER, Egon. Aspectos do trabalho policial. Tradução de Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Edusp, 2003. Título original: Aspects of Police Work.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CASTRO, Celso. Nova História Militar Brasileira. São Paulo: Bom Tempo, 2004.

COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, João Wanderley. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação & Sociedade. In: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação, Campinas, SP: v.20, n.68, dez., 1999.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social, 1. ed, São Paulo, Editora Martins Fontes; 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes. 20.ed. 1999.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra; 2001.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

MESQUITA NETO, P.; PINHEIRO P. S.. Programa Nacional de Direitos Humanos: avaliação do primeiro ano e perspectivas. In: Estudos Avançados. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados. Universidade de São Paulo, 1997.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel(org.). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte. In: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas/ UFMG, 2000

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; REGO, Marta Cardoso Lima C.; VILLARDI, Raquel Marques. Aprendizagem mediada por ferramentas de interação: análise do discurso de professores em um curso de formação continuada a distância. In: Revista Educação & Sociedade, Campinas, SP, 2007.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e justiça internacional: um estudo comparativo dos sistemas regionais europeu, interamericano e africano.2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

RUIZ, Jefferson Lee de Souza. Direitos humanos e concepções contemporâneas.1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e (Coord.). A Comunidade solidária: o não enfrentamento da pobreza no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

Fontes Eletrônicas

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Imprensa Oficial. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 19 de junho de 2017.

BORGES, Paulo César Corrêa (Org.). Criminologias e política criminal. Florianópolis: CONPEDI, 2016. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/publicacoes. Acesso em 27 dez. 2016.

PONCIONI, Paula. O modelo policial profissional e a formação profissional do futuro policial nas academias de polícia do Estado do Rio de Janeiro. Soc. Estado., Brasília, v. 20, n.º3, Dec. 2005 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 21 de maio de 2017.

RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 76, Out.2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 07 junho de 2017.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Wenczenovicz, T. J., & Ribeiro, G. I. (2018). CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS EM UMA PRÁTICA DE EXTENSÃO. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.452

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo