Mulheres, seus saberes, fazeres e afazeres: o gênero feminino nos museus da imigração alemã no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.441Palavras-chave:
Mulheres de origem germânica, Narrativas visuais, Museus de imigração.Resumo
A pesquisa discute as narrativas visuais produzidas sobre as mulheres de origem germânica nos museus de imigração da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo (RS – Brasil). A constituição das expografias apresentam discursos sobre a mulher de origem germânica – e que através das narrativas expostas nos museus – permitem compreender os imaginários sociais e as representações construídas sobre as mulheres. Valemo-nos da análise das narrativas visuais presentes nas ambiências dos museus, onde encontramos espaços como a “cozinha”, a
“sala-de-estar”, o “quarto” e objetos que procuram colocar em relevo seus saberes e afazeres. Pretendemos mostrar como estes lugares de memória contribuem para a difusão de representações sobre o gênero feminino. Através da investigação pretendemos discutir os elementos simbólicos que buscam materializar, através de sua expografia, uma determinada história das mulheres. Essa, por sua vez, nos revela escolhas e enquadramentos da memória ao mesmo tempo em que define aquilo que deve ser mostrado e guardado para a exposição pública. Os museus são compreendidos na pesquisa como manifestações simbólicas, que falam de forma direta sobre o lugar e sobre os grupos sociais responsáveis pela sua produção, num processo de lutas simbólicas, no qual a imposição de representações sobre o passado passa pela seleção daquilo que deve ser preservado nos espaços sociais, e que passam a representar parte do passado.
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