Gastronomia e Turismo Cultural: Um Exercício para a Divulgação de Atrativos Turísticos Brasileiros

Aliner Da Maia Alves Aliner, Taiane Motta Rodrigues, Mônica Elisa Dias Pons

Resumo


 O presente trabalho integrou a "Feira Cultural Sabores e Saberes do Brasil", desenvolvida na disciplina de Eventos no Turismo do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal de Santa Maria, que tinha como objetivo envolver os alunos em todas as etapas da execução de um evento de divulgação turística. Para o evento foram preparadas bancas pelos alunos, nas quais haviam roteiros de cada região e material visual com os atrativos regionais, tais como: sítios históricos, museus, casas de cultura, festas e celebrações locais, gastronomia típica, artesanato e produtos típicos, feiras e mercados tradicionais, saberes e fazeres locais. Como resultado desta atividade a turma pode compreender melhor as fases da preparação de eventos de divulgação turística, a necessidade de uma boa preparação dos roteiros e material de apoio de atrativos da culinária típica e, principalmente, a motivação desses eventos é o contato direto com o público-alvo que pode gerar um retorno fundamental para um bom planejamento da atividade turística.

 


Palavras-chave


Turismo Cultural. Gastronomia Típica. Organização de Evento. Divulgação Turística.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, José Vicente de. Turismo: fundamentos e dimensões. 8ª edição. São Paulo: Ática, 2008.

BAHL, M. Turismo e Eventos. Curitiba: Protexto, 2004.

BARBOSA, Fabrício Silva. Planejamento estratégico para eventos: um estudo de caso das estratégias de marketing utilizadas pela Oktoberfest de Santa Cruz Do Sul/RS. CULTUR Revista de Cultura e Turismo, Ano 07, nº 01, Fev. 2013, p.87-104.

BARCZSZ, S.D; AMARAL, F.F. Turismo gastronômico: a percepção do turista na 18ª festa nacional do carneiro no buraco de campo mourão estado do Paraná. Patrimônio: Lazer & Turismo, v.7, nº 11 jul.-ago.-set./ 2010, p.66-98. Disponível em http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo4_v7_n11_jul_ago_set2010_Patrimonio _UniSantos_(PLT_33).pdf. Acesso em 06/05/2014.

BRASIL. Ministério do Turismo. Marcos conceituais do Ministério do Turismo, 2006. Disponível em htpp://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf, acesso em 18/05/2015.

BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo: Diretrizes. Ministério do Turismo/ Secretaria Nacional de Políticas de Turismo: Brasília, 2013.

BRITO, Janaína; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CORNER, Dolores Martin Rodriguez. A Gastronomia como Atrativo no Turismo Cultural. Anais do IV Seminário de pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul, 7 e 8 Jun. 2006. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplSemMenus/posgraduacao/strictosensu/turismo/seminarios/seminario_4/arquivos_4_seminario/GT03-6.pdf, acesso em 18/05/2015.

DIAS, Reinaldo. Turismo e Patrimônio Cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do Marketing Turístico. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

PINHEIRO, Andréa Freitas. Uma Análise dos Fatores Favoráveis à Prática do Turismo de Aventura no Município de Quixadá – CE. Anais do II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, Fortaleza-CE, 2008.

SANTOS, N. R. Z. dos; CERETTA, C. C.; ZIEMANN, D. R. Cafés coloniais como referência cultural e atrativo turístico no município de Agudo, RS, Brasil. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n.1, p. 39-48, jan./abr. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v1i02.44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Aliner Da Maia Alves Aliner

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

e-ISSN: 2525-7870

Facebook - Twitter - Instagram

Endereço eletrônico: [email protected]


Qualis CAPES: B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

Responsável Editorial:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

www.claec.org/editora

Endereço eletrônico: [email protected]