Por entre Caixas de Memória: A constituição do acervo do Núcleo de Educação, Memória e Cultura-NEPEC
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.415Palavras-chave:
Memória, Acervos, HistóriaResumo
O texto que aqui apresentamos coloca-se como uma tentativa de contar acerca da constituição do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Memória e Cultura (NEPEC) a partir do processo de salvaguarda do antigo“arquivo morto” do Campus Pelotas Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul). Para isso elegemos uma imagem: as “caixas de memória”, que, em abertura revelam seu material, para logo fecharem-se, anunciando e acenando como “alguma coisa”, um “mesmo assim”, que em memória sobrevive e tensiona os sentidos comuns e já estabelecidos acerca da constituição de um acervo.Métricas
Referências
DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen mariposa. Barcelona: Mudito & Co, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Ed 34, 2013.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectivas, 2011.
RIBEIRO, M. Uma vida iluminada: trajetórias sociais de pessoas e objetos na reconstrução de memórias pós holocausto. IN: Proa – Revista de Antropologia e Arte [on-line]. Ano 02, vol.01, n. 02, nov. 2010. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/proa/ResenhasII/magda.html, acesso em 31 jul. 2016.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória e Literatura. O Testemunho na Era das Catástrofe. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.