Por entre Caixas de Memória: A constituição do acervo do Núcleo de Educação, Memória e Cultura-NEPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.415

Palavras-chave:

Memória, Acervos, História

Resumo

O texto que aqui apresentamos coloca-se como uma tentativa de contar acerca da constituição do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Memória e Cultura (NEPEC) a partir do processo de salvaguarda do  antigo“arquivo morto” do Campus Pelotas Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul). Para isso elegemos uma imagem: as “caixas de memória”, que, em abertura revelam seu material, para logo fecharem-se, anunciando e acenando como “alguma coisa”, um “mesmo assim”, que em memória sobrevive e tensiona os sentidos comuns e já estabelecidos acerca da constituição de um acervo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Pires Nunes

IFSUL-CAVG

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen mariposa. Barcelona: Mudito & Co, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Ed 34, 2013.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectivas, 2011.

RIBEIRO, M. Uma vida iluminada: trajetórias sociais de pessoas e objetos na reconstrução de memórias pós holocausto. IN: Proa – Revista de Antropologia e Arte [on-line]. Ano 02, vol.01, n. 02, nov. 2010. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/proa/ResenhasII/magda.html, acesso em 31 jul. 2016.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória e Literatura. O Testemunho na Era das Catástrofe. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

Downloads

Publicado

2017-10-18

Como Citar

Ribeiro, A. S., Pereira, F. M., da Silva, L. R., & Nunes, P. P. (2017). Por entre Caixas de Memória: A constituição do acervo do Núcleo de Educação, Memória e Cultura-NEPEC. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(2), 16–26. https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.415

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.