Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências

Autores

  • Mario Celso Pereira Junior Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Caroline Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Amélia Gimmler Netto Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Vieira Fernandes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.409

Palavras-chave:

artes, cultura

Resumo

Este trabalho visa a reflexão sobre o processo colaborativo, junto a prática de criação de um espetáculo do Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Vieira Fernandes, responsável pelo dramaturgismo, e Prof.ª Ma. Maria Amélia Gimmler Netto, responsável pela encenação. O grupo é constituído pelas professoras, por quatro estudantes e três alunos egressos do Curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da UFPel. A dramaturgia criada foi livremente inspirada na peça Combate de Negro e de Cães, do autor francês Bernard-Marie Koltès, contando ainda com depoimentos pessoais dos integrantes, as poesias Um útero é do tamanho de um punho e Mulher de Vermelho, da autora Angélica Freitas, além de canções e outros textos. A abertura na participação do processo de criação é uma raiz da metodologia adotada, que será versada neste artigo. Como referencial teórico deste artigo, utilizaremos textos de Araújo, Nicolete, Fischer e Abreu, que fazem uma reflexão sobre o processo coletivo e o processo colaborativo como modo de criação, juntamente, analisaremos as vivências práticas do laboratório de criação. Pretende-se, portanto, exemplificar o processo colaborativo fundamentando a prática do laboratório por intermédio de relatos da criação do espetáculo Combate. Buscamos entender, por fim, as particularidades dessa metodologia, a sua importância no papel da criação, e o reconhecimento do grupo enquanto coletivo atuante na reflexão crítica em relação ao processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mario Celso Pereira Junior, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Teatro-Licenciatura – UFPel; Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Juliana Caroline Silva, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Teatro-Licenciatura – UFPel; Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Amélia Gimmler Netto, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Artes Cênicas; Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – UFRGS; Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Docente do Curso de Teatro-Licenciatura – UFPel; Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Fernanda Vieira Fernandes, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Letras; Programa de Pós-graduação em Letras – UFRGS; Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Docente do Curso de Teatro-Licenciatura – UFPel; Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Referências

ABREU, Luis A. Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação. Cadernos da ELT, Santo André, n. 2, jun. 2004.

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, n. 48.

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. Revista Sala Preta, São Paulo, v.6, 2006.

FERNANDES, Fernanda Vieira. Poética, concepção e composição da escrita dramática no "Laboratório de dramaturgismo e direção rotativa". Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias. Pró-Reitoria de Pesquisa. UFPel. 2016;

FERNANDES, Fernanda V. O personagem negro na literatura dramática francesa do século XX: La putain respectueuse, de Jean-Paul Sartre, e Combat de nègre et de chiens, de Bernard-Marie Koltès. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2014.

FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, lnstituto de Artes, Campinas. 2003.

FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Cosac & Naif, 2013.

KOLTÈS, Bernard-Marie. Combate de Negro e de Cães/O retorno ao Deserto/Tabataba. Trad. Angela Leite Lopes. São Paulo: Aliança Francesa, Instituto Totem Cultural e Imprensa oficial do estado, 2010.

NETTO, Maria Amélia Gimmler. Composição de Cenas e Condução de Grupo em Processo Colaborativo de Criação Teatral no "Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa". Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social. Pró-Reitoria de Pesquisa. UFPel. 2016.

NICOLETE, Adélia. Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Revista Sala Preta. São Paulo: 2002, v. 2.

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

Pereira Junior, M. C., Silva, J. C., Gimmler Netto, M. A., & Vieira Fernandes, F. (2017). Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(2), 44–53. https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.409

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.