A utilização do pronome me na fronteira sul do brasil: estudo de caso da cidade de Jaguarão RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.326Palavras-chave:
Sociolinguística, variedade linguística, pronome me.Resumo
Nesta pesquisa, é analisado o uso do clítico de primeira pessoa do singular me no contexto da cidade de Jaguarão, RS, fazendo um contraponto com outras regiões brasileiras, em que se percebe um uso distinto, tanto na estrutura frasal quanto no apagamento deste pronome. Justifica-se a pesquisa pelo fato de os forasteiros, ao entrarem em contato com o contexto linguístico de Jaguarão, estranharem alguns usos deste pronome. Para tanto, utiliza-se de preceitos dos estudos sociolinguísticos, que identificam esta ocorrência como variação diatópica. Em sua análise, não se consideraram variáveis extralinguísticas, como, por exemplo: gênero, idade, ou grau de escolaridade, por se perceber que elas não influenciam no uso do pronome. Por meio dos dados coletados, pode-se perceber que o pronome átono me é constantemente utilizado no espaço fronteiriço jaguarense, com diferentes funções sintáticas (complemento verbal, dativo ético, entre outras); o estranhamento de quem chega a esta região está relacionado à diminuição do uso dos pronomes oblíquos em outras regiões, caracterizando, assim, uma variável linguística particular dessa região. Nota-se ainda que, atualmente, o uso do pronome me é característico da região sul do Brasil, com grande ocorrência em Jaguarão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.