A Difusão Das Notícias Ambientais Na Contemporaneidade: Uma Reflexão Sobre O Conhecimento Científico em Processos Decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.324Palavras-chave:
divulgação científica, notícias ambientais, processos decoloniais, sustentabilidadeResumo
O artigo apresenta a reflexão sobre a divulgação dos estudos científicos em processos decoloniais, especificamente os voltados para os estudos ambientais na perspectiva da construção de valores humanos e sustentáveis. O paradigma colonialidade-modernidade decorre ao âmbito contemporâneo em que os processos comunicacionais coexistem a serviço do capitalismo e da sociedade. A pesquisa teve como referencia jornalística o portal de notícias do maior grupo de comunicação de massa do Brasil, o G1 da Rede Globo.Referências
BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais Da Ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
BRASIL, Lei Federal 9.795, artigo 3º/ IV, que estabelece aos meios de comunicação de massa a colaboração na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm
CHAUI, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1996.
COLOMBO, Ciliana; BAZZO, Walter. Educação Tecnológica Contextualizada, ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Biblioteca Virtual da OEI Ciencia, tecnología y sociedad - Enseñanza Técnica, disponível em: http://www.campus-oei.org/oeiv, 2001.
ESCOSTEGUY, A. C. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. 10 ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1988.
Minicurso Mídia e Meio Ambiente, 2015, Recife: UFPE. Palestra: A Distinção, 30 Anos Depois. COMBY, Francoise Jean-Baptiste.
TAULK SANTOS, M. S. Comunicação para o Desenvolvimento: redes da memória. Recife: Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.