Literatura Afro-Brasileira: uma Proposta Metodológica na Vivência da EJA a partir da Obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.321Palavras-chave:
Ensino, Literatura afro-brasileira, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Sabe-se que, apesar de sua importância na formação de sujeitos socialmente críticos e atuantes, a literatura pouco tem sido abordada nas instituições de ensino básico. Na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a situação é ainda pior, e o trabalho com a leitura de obras literárias costuma ser raro. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que abordará a necessidade do estudo de Literatura a partir das questões afro-brasileiras, infelizmente uma abordagem ainda rara na maioria das instituições de ensino. Os estudos teóricos e críticos utilizados como aporte para as reflexões promovidas são de estudiosos da literatura e da cultura como: Antônio Cândido, Lígia Chiappini Moraes Leite, Maria Helena Martins, Nilma Lino Gomes e Rildo Cosson.
Referências
CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In:_______ Vários Escritos. S.P: Editora Ática, 1987.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ªed, São Paulo: Contexto, 2011.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2013.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações
Raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 . Brasília: MEC/SECAD, 2005. p. 39-62.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais: Ética. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.