Presença feminina no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.320Palavras-chave:
cultura, artes, América LatinaResumo
Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar a importância da realização de projetos em conjunto com a comunidade, acadêmicos, professores e servidores atuantes no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas/RS, visando maior acesso ao acervo do Museu ao mesmo tempo em que são discutidas questões relacionadas a visibilidade, representatividade e empoderamento feminino no contexto artístico latino-americano. O texto destaca as ações realizadas em decorrência do Dia do Patrimônio que teve como temática central “Ocupação Feminina”. Como parte do evento foram realizadas mediações chamando atenção para as obras e a trajetória de artistas mulheres presentes na exposição “As 7 Coleções do Acervo do MALG”. Serão destacadas a brasileira Maria Lidia Magliani e a paraguaia Edith Jimenez artistas de relevância na América Latina.Referências
AVILA, Kathleen; ANGELI, Juliana; BONILHA, Caroline. Ação educativa MALG: Museu, Escola, Comunidade. IN: MICHELON, Francisca Ferreira; NUNES, João Fernando Igansi; BUSSOLETTI, Denise Marcos (org). Anais do Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Ed. da UFPel, 201 5.
ROCHA, Maria Consuelo Sinotti. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: contribuição e integração com o ensino de Arte através de seu Setor Educacional. Universidade Federal de Pelotas, Trabalho de Conclusão de Curso, 2010. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/especializacaoemartesvisuais/files/2013/06/Maria-Consuelo-Sinotti-Rocha-–-2010.pdf>. Acesso em: 26 agosto de 2016.
JALLAGEAS, Neide. Respostas mínimas a questões máximas: sobre a (in)visibilidade da mulher artista na história da arte. Disponível em: www.miniweb.com.br/artes/artigos/gt15a1.pdf. Acesso em: 27 de agosto de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.