Educação Patrimonial no Museu Municipal Parque da Baronesa como possibilidade de Turismo Cidadão. Pelotas/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.305Palavras-chave:
Educação Patrimonial. Museu Municipal Parque da Baronesa. Turismo Cidadão. PelotasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as ações de Educação Patrimonial do Museu Municipal Parque da Baronesa – MMPB enquanto uma prática de turismo cidadão. A valorização das atividades museológicas, na área educativa, vem recebendo uma atenção especial nos últimos anos. O papel principal do museu, na sociedade, é informar e apresentar a herança cultural de um povo. É de extrema relevância incentivar a criação de espaços que promovam diálogos que contestem, mostrem, despertem novas atitudes e repassem informações ao turista cidadão a respeito das transformações e manifestações culturais e sociais ocorridas em seu ambiente. Inicialmente descrevemos a trajetória da família Antunes Maciel e do Museu Municipal Parque da Baronesa. Para isso, foi realizada pesquisa documental em jornais disponíveis no acervo do museu e pesquisa de campo através da observação e de entrevista. Através da analise dos dados coletados identificou-se diversas ações de educação patrimonial, realizadas pelo MMPB, tais como, visitas guiadas, folders, cartilha pedagógica, dentre outros. Tais ações podem ser entendidas como práticas que promovem a experiência do estranhamento, configurando-se como turismo cidadão.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.