A tradição por escrito: o patrimônio cultural a partir da obra “Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará” (2006)

Autores

  • hildebrando maciel alves universidade estadual do ceará

DOI:

https://doi.org/10.23899/19rae408

Palavras-chave:

Mestres da Cultura, Patrimônio Cultural, Memória , Gilmar de Carvalho

Resumo

O presente artigo reflete sobre a política dos Mestres da Cultura do Ceará a partir do livro Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará (2006), elaborado por Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa. Inserida em um contexto de reordenamento das políticas culturais no estado, a Lei dos Mestres (2003), atualizada em 2006, criou novas formas de patrimonialização voltadas a pessoas naturais, grupos e coletividades. A obra é lida aqui como parte da construção de uma memória oficial, que articula discurso institucional, sensibilidades poéticas, estratégias de legitimação e a trajetória dos organizadores da publicação. A partir da análise de quatro trajetórias (Aldenir, Lúcia Pequeno, Dona Gerta e Sebastião Chicute), buscamos compreender como a política pública foi traduzida em narrativas, o que revela um entrelaçamento entre a patrimonialização estatal, a mediação intelectual e a produção de memórias sobre o Ceará, seus sujeitos, saberes e territórios.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da perda. Os Discursos do patrimônio cultural no Brasil . Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1996.

GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. Intelectuais, mediação cultural e projetos políticos: uma introdução para a delimitação do objeto de estudo. In: ______. Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 7-40.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Sandra Regina Haydu. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. O Centro de Referência Cultural – CERES (1976 – 1990) e o registro audiovisual da memória popular do Ceará. In: RAMOS, Francisco Régis Lopes; GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Futuro do Pretérito: Escrita da história e história do museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito Alencar, 2010. p.447-471.

______. O campo do patrimônio cultural e a história: itinerários conceituais e práticas de preservação. Revista Antíteses, v.7, n.14, p.45-67, jul-dez, 2014. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/19969 Acesso em 20 de abril de 2024.

Downloads

Publicado

08/11/2025

Edição

Seção

Dossiê: Ecologia de saberes orgânicos: diálogos sobre memórias, tensões e subversões nas chamadas culturas populares e tradicionais.

Como Citar

A tradição por escrito: o patrimônio cultural a partir da obra “Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará” (2006). (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.23899/19rae408