Vestígios Étnicos na Península de São José do Norte RS: Memória, Cultura e Identidade Luso-Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.274Palavras-chave:
São José do Norte, Memória, Identidade.Resumo
O trabalho objetiva refletir sobre alguns aspectos da memória social e identidade cultural na península de São José do Norte, RS, especificamente traços da etnia açoriana. Os açorianos ocuparam a região em meados do século XVIII, trazendo para terras rio-grandenses modos de vida, tradições e culturas que, incorporadas aos hábitos locais existentes, formaram uma identidade luso-brasileira peculiar, principalmente no que se refere a religiosidade popular. A ocupação do sul do Brasil por famílias oriundas do Arquipélago dos Açores foi uma estratégia interessante para coroa portuguesa, por diversos aspectos. A vida ligada as atividades primárias, agricultura e pesca, por exemplo, são características que os ilhéus possuíam, e, portanto, traze-los, poderia significar a prosperidade da região. Trazemos para este trabalho alguns resultados de trabalho de campo, observação participante e revisão teórica. É possível aferir que, pela situação de isolamento da península de São José do Norte, a cultura açoriana, herdada pelos habitantes, a vida ligada ao trabalho rural, pesca e agricultura ainda permeiam os hábitos locais, assim como a profunda religiosidade popular ligado a santos católicos, para os quais foram observados vários festejos e homenagens.
Referências
ALVES, Francisco das Neves e TORRES, Luiz Henrique. Ensaios de História do Rio Grande do Sul. Rio Grande: Editora da FURG, 1996.
AMARAL, Ivone Leda do. A sociedade de Nossa Senhora da Conceição do Estreito e Contribuição Açoriana na Formação Cultural do Rio Grande de São Pedro. In: JACCOTTET, Alda Maria de Moraes (org.). A largueza histórica do Estreito. Pelotas: Editora Universitária, 1999.
BARCELLOS, Rubens de. Estudos Rio-Grandenses. Coleção Província. Vol. 07. Porto Alegre: Globo, 1955.
BUNSE, Heinrich. São José do norte: Aspectos linguístico-etnográficos do antigo município. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981.
COSTAMILAN, José Fernando e TORRES, Luiz Henrique. São José do Norte: o início de um povoamento. Rio Grande: Fundação Universidade do Rio Grande, 2007.
IBGE, Instituto brasileiro de geografia e estatística. Senso demográfico de 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=21&uf=43 Acesso em 10 jul 2015.
JANCSÓ, István e KANTOR, Iris (org.). Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec, 2001.
LAYTANO, Dante de. Os Açorianos. In: BECKER, Klaus. Enciclopédia Riograndense 1°volume. Porto Alegre: Sulina, 1968.
MATTOS, Mario Barboza de. Estreito: glória sob as areias. In: JACCOTTET, Alda Maria de Moraes (org.). A largueza histórica do Estreito. Pelotas: Editora Universitária, 1999.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.