O Negro Do Rastilho: Memória Social e Identidade Cultural em Jaguarão, RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.273Palavras-chave:
Cultura, Ciências Humanas, Intregração CulturalResumo
O presente trabalho trata da descrição de uma lenda da zona rural de Jaguarão, RS, o “Negro do Rastilho”. O principal objetivo do trabalho é relatar e assim dar visibilidade a história do Negro do Rastilho, que viveu no local no começo do século XX. O trabalho também mostra o vínculo deste objeto de pesquisa com a memória cultural da comunidade local, perpassando questões étnicas, místicas e religiosas que permaneceram no imaginário popular através de gerações de jaguarenses, principalmente por pessoas que retratam que se identificam com o negro em sua vida cotidiana. A metodologia utilizada foi revisão teórica de memória, identidade, tradição e registro de bens imateriais, além da história oral com alguns devotos do Negro do Rastilho, moradores da região. Foram utilizadas imagens e algumas informações históricas junto ao projeto de pesquisa Oralidade e Fronteira, da Universidade Federal do Pampa. Como resultados, pode-se reiterar a importância de evidenciar as manifestações da cultura popular, que expressem as crenças e diferentes tempos vividos por antepassados, um legado cultural que merece ser registrado para que seja protegido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.