Homossexualidade e Corpos Estereotipados
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.271Palavras-chave:
Corpos, estereótipos, homossexuais, imagem, patriarcado.Resumo
O presente artigo visa abordar a forma com a qual é apresentada a imagem de pessoas homossexuais e homoafetivas através de seus corpos, e, sendo estes, objetos políticos, passam, portanto, a ser enquadrados como masculinizados ou efeminados. Estas definições sobrecaem, respectivamente, em cima de Lésbicas e Gays, o que, infelizmente, resulta na formação de um imaginário social equivocado que acaba não correspondendo a muitas realidades e limitando suas identidades a uma imagem restrita. Sabe-se que em decorrência dessa falta de representatividade, nasce o (pré)conceito como fruto de uma ignorância que desconhece a verdadeira realidade. Nossa proposta é, então, desmistificar essa imagem já petrificada, mostrando como se estrutura a formação de estereótipos, para que, dessa forma, venhamos a colaborar com uma sociedade livre de padrões que enclausure pessoas, ao passo que, sendo estas singulares, não podem ser classificadas.
Palavras-Chave: Corpos, estereótipos, homossexuais, imagem, patriarcado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.