Análise Antropológica sobre a Religião Espírita em Jaguarão
a obra e o olhar de um escritor jaguarense de 1917 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.23899/kjfwjc24Palavras-chave:
Palavras-chave: Espiritismo; Estudo de caso; Jaguarão; Pesquisa qualitativa.Resumo
ResumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar e descrever o Espiritismo em Jaguarão a partir dos relatos de Luís Francisco Nunes Acosta, autor local que escreveu o livro A História do Espiritismo: De Lyon a Jaguarão, abrangendo o período de 1917 a 2012. O estudo buscou compreender a origem do Espiritismo no município e no mundo, explorar as crenças associadas e analisar a ética empregada nas práticas espíritas com base nos relatos desse autor. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso e adotou uma abordagem qualitativa, valorizando o ambiente natural como fonte direta de dados, com caráter descritivo e enfoque indutivo. O processo de coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica sobre a temática. Para alcançar os objetivos, foram realizados os seguintes procedimentos: leitura de reconhecimento para a seleção dos autores, leitura exploratória para identificar os textos relevantes, leitura seletiva para filtrar os mais importantes, leitura reflexiva em busca de respostas aos objetivos e leitura interpretativa, relacionando os resultados com as reflexões dos autores estudados.
Palavras-chave: Espiritismo; Estudo de caso; Jaguarão; Pesquisa qualitativa.
Referências
ACOSTA, Luís Francisco Nunes. A história do espiritismo: de Lyon a Jaguarão. 1. ed. Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2017. 156 p. Disponível em: http://www.fergs.org.br. Acesso em: 10/08/2024.
CUNHA, Vágner Silva. Juventude e segurança cidadã: estudos na linha de fronteira. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022.
ERIKSEN, Thomas Hylland; NIELSEN, Finn Sivert. História da antropologia. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
LEMOS, Carolina Teles. Religião e sociedade: a eterna busca de sentido. In: LAGO, Lorenzo; REIMER, Haroldo; SILVA, Valmor da (Org.). O sagrado e as construções de mundo: roteiro para aulas de introdução à teologia na universidade. Goiânia – Taguatinga: UCG – Universa, 2004. p. 129-142.
MARQUES, Leonardo Arantes. História das religiões e a dialética do sagrado. São Paulo: Editora Madras, 2005.
MÜLLER, Bruno Ronaldo. A religião tem sentido hoje? Canoas, n. 1, 2º semestre de 1999, p.
-22. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/656/465. Acesso em:09/08/2024.
NEVILLE, Robert Cummings (Org.). A condição humana: um tema para religiões comparadas. São Paulo: Paulus, 2005.
NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2º sem./1996.
OLIVEIRA, Marlon. Religião, identidade e sincretismo: múltiplos olhares sobre um fenômeno. Publicado em 17 de agosto de 2009. Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/religiao-identidade-e-sincretismo-multiplos-olharessobre-um-fenomeno/23146. Acesso em: 07/08/2024.
SANTOS, Mário. Análise qualitativa de dados: respostas às questões para reflexão. 9 de junho de 2008. Disponível em: http://mariosantos700904.blogspot.com.br/search/label/Entrevista. Acesso em: 07/08/2024.
SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Da metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. p. 30.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letícia Ferreira Porto dos Santos, Vagner Silva da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.