O processo de desenraizamento dos frequentadores do Núcleo Itaim Biacica
Um estudo de caso de comentários no Google
DOI:
https://doi.org/10.23899/jjgnse43Palavras-chave:
Desenraizamento, Itaim Paulista, Núcleo Itaim Biacica, Casarão Biacica, GoogleResumo
O texto aborda a questão do desenraizamento, destacando as ideias de Simone Weil e Ecléa Bosi, que consideram o desenraizamento uma "doença" cultural perigosa e uma das necessidades mais negligenciadas do ser humano. O desenraizamento, especialmente nas classes mais pobres, é impulsionado por fatores sociais e urbanos, que enfraquecem os vínculos das pessoas com seu passado e com a coletividade. No caso do Itaim Paulista, distrito de São Paulo com baixos índices de desenvolvimento, o desenraizamento é visível nas queixas dos frequentadores sobre a falta de conexão com o espaço histórico e cultural, como o Núcleo Itaim Biacica. Comentários digitais sobre o local refletem essa sensação de perda de identidade, apesar de reconhecerem a importância de espaços públicos de lazer. O texto também destaca o papel das plataformas digitais, como o Google, na disseminação de informações e na criação de redes de compartilhamento de experiências.
Referências
BOSI, E. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. 4ª Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2022.
BOSI, E. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. 20ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
GOOGLE. Comentários sobre o Núcleo Itaim Biacica. Disponível em: https://www.google.com/search?q=nucleo+itaim+biacica&oq=nuc&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBggBEEUYOzIGCAAQRRg5MgYIARBFGDsyBggCEEUYOzIGCAMQRRhB0gEIMjI1NGowajeoAgCwAgA&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em 21 jul. 2023.
GUERRA, K. B. Histórias de vida e o direito ao enraizamento. In: MAIA, Andréa Casa Nova. (org.) História oral e direito à cidade: Paisagens urbanas, narrativa e memória. São Paulo: Letra e Voz, 2019.
KOVACS, M. H.; LEÃO, A. L. M. S.; VIEIRA, R. S. G.; BARBOSA, L.; DIAS, C. M. Podemos confiar nos resultados de nossas pesquisas? Uma avaliação dos procedimentos metodológicos nos artigos de marketing do EnANPAD. Anais do Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre, 2004.
MARQUES, M. E. A. Apontamentos históricos, geográficos, biográficos, estatísticos e noticiosos da Província de São Paulo: seguidos da cronologia dos acontecimentos mais notáveis desde a fundação da Capitania de São Vicente até o ano de 1876 (v .2). São Paulo: Martins Fontes, 1952.
MELO, J. M. Itaim Paulista. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 2004.
MORAIS, S. Patrimônio esquecido na Estrada Biacica. O Diário de São Paulo, São Paulo, p. 15, 11 de novembro de 2011.
NEGÓCIOS SP. Dados por distrito – Itaim Paulista. Disponível em: https://www.negocios.prefeitura.sp.gov.br/dados/distrito/Itaim%20Paulista. Acesso em 10 set. 2024.
O ESTADO DE SÃO PAULO. O Templo de Biacica. São Paulo, p. 6, 26 mai. 1944.
O ESTADO DE SÃO PAULO. Imóvel tombado muda plano de parque. São Paulo, 4 jul. 2011. Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,imovel-tombado-muda-plano-de-parque-imp-,744628. Acesso em 09 set. 2024.
REDE NOSSA SÃO PAULO. Tempo de deslocamento na cidade de São Paulo aumenta, chega a 2h26 por dia e atinge nível pré-pandemia. São Paulo, 20 set. 2023. Disponível em: https://www.nossasaopaulo.org.br/2023/09/26/tempo-de-deslocamento-na-cidade-de-sao-paulo-aumenta-chega-a-2h26-por-dia-e-atinge-nivel-pre-pandemia/. Acesso em 08 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). São Paulo terá o maior parque linear do mundo. São Paulo, 20 jul. 2009. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=203054. Acesso em: 06 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). 4 anos de história: Núcleo Itaim Biacica comemora aniversário com programação especial. São Paulo, 02 abr. 2022. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2022/04/4-anos-de-historia-nucleo-itaim-biacica-comemora-aniversario-com-programacao-especial/. Acesso em: 04 set. 2024.
SÃO PAULO (Prefeitura). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico. Resolução nº 41/1992 – Abertura do processo de tombamento da Chácara Biacica/Fontoura. São Paulo, 1992. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/cbdc2_41_APT_Chacara_dos_Fontoura.pdf. Acesso em 03 set. 2024.
SÃO PAULO (Prefeitura). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico. Resolução n° 16/1994 – Tombamento da Chácara Biacica/Fontoura; escultura “Bartira”; e os limites da propriedade. São Paulo, 1994. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/e8217_16_T_Chacara_dos_Fontoura.pdf. Acesso em 03 set. 2024.
SESSO JUNIOR, G. Retalhos da Velha São Paulo. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 1985.
SVARTMAN, B. P. Trabalho e desenraizamento: um estudo sobre o sofrimento psicossocial gerado pela organização do trabalho fabril. Psic. Rev. São Paulo, volume 20, n.2, 221-244, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/10342/7721. Acesso em 06 set. 2024.
WEIL, S. O enraizamento: Prelúdio a uma declaração de deveres para o ser humano. Petrópolis: Vozes, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Denis Moura Dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.