A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.250Palavras-chave:
CULTURA, CIÊNCIAS HUMANAS, ESTUDOS EM CULTURAResumo
Resumo
O artesanato em couro cru, guasquería, é uma prática que se mantém na contemporaneidade. As técnicas de produção são manuais, o que a caracteriza como artesanato. Possui forte ligação com a zona rural, principalmente com as atividades equestres. Nosso objetivo principal busca compreender a produção e reprodução da prática artesanal em couro cru (guasquería) em Jaguarão-RS, buscando entender os motivos que levaram esses sujeitos sociais a produzirem guasquería. Descrevendo os relatos de vida considerando as obras desses guasqueiros/artesãos, identificando as técnicas de criação do modo de fazer dos guasqueiros/artesãos, observando se o artefato em couro cru (guasquería) é fonte de memória para a formação e afirmação das identidades dos guasqueiros/artesãos. A metodologia consisti em uma proposta etnográfica através de entrevista semiestruturada com 07 artesãos/guasqueiros. A pesquisa está em desenvolvimento inicial, na seleção de bibliografias, leituras e fichamentos, como também no processo de mapeamento das fontes, elemento essencial para obter-se o resultado final. Portanto, as conclusões da referente pesquisa ainda são preliminares.
Palavras-chave: Artesanato, Couro cru, Guasquería, Identidade, Memória, Tradição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.