Notas sobre fronteiras, pós-colonialismo e pensamento fronteiriço
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.248Palavras-chave:
Fronteira, pós-colonialismo, pensamento fronteiriçoResumo
O termo fronteira tem adquirido uma série de acepções na atualidade. Uma delas indica a necessidade de compreender a fronteira a partir de relações de poder, ambiguidades e hibridismos nas diversas situações que nela se encontram. O objetivo deste artigo, é analisar os aspectos do termo fronteira na abordagem denominada pós-colonial em associação com o termo pensamento fronteiriço. Em suma, as abordagens pós-coloniais revelam duras críticas às noções de desenvolvimento, as formas de saberes eurocêntricos, as desigualdades entre os sexos, as hierarquias raciais, as desigualdades nas periferias do sistema-mundo, entre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.