O samba junino e a diversidade de gênero numa manifestação fortemente masculinizada
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.245Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira, etnomusicologia, gênero, samba de rodaResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento que tem como tema central a construção musical do samba junino, apresenta um pequeno esboço histórico e relata os resultados iniciais do trabalho de campo iniciado em 2015, observando, sobretudo, a participação de pessoas do sexo masculino no papel de rainhas do samba.
Referências
DÖRING, K. Cantador de Chula: O samba antigo do Recôncavo. 1. ed. Salvador, BA: Pinaúna, 2016. 256 p.
GOMES, R. C. S. A Casa do Samba, o Samba da Rua: relações de gênero, arte e tradição no samba carioca. In: NOGUEIRA, I. P.; FONSECA, S. C. (Org.). Estudo de Gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. Goiânia, Porto Alegre: ANPPOM, 2013, p. 354 – 379. Série pesquisa em música no Brasil, v. 3.
LIMA, A. Uma crítica cultural sobre o pagode baiano: música que se ouve, se dança e se observa. 1. ed. Salvador, BA: Pinaúna, 2016. 128 p.
MERRIAN, A. P. THE ANTHROPOLOGY OF MUSIC. 1. ed. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1980. 358 p.
SANDRONI, C. (Coord.). Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília: IPHAN, 2016.
SEEGER, A. Ethnography of Music. In:____ Ethnomusicology: an introdution. 1. ed. New York, London: W.W. Norton & Company, 1992. cap. IV, p. 88 - 109.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.