A centralidade da cultura para os estudos em comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v9i2.2383

Palavras-chave:

Linguagem, Comunicação, Cultura

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar e problematizar a cultura como elemento central nos estudos de comunicação. Para tanto, serão discutidos os apontamentos sobre os temas dos autores: Stuart Hall, Raymond Williams e Jesús Martín-Barbero. O objetivo é destacar a relação intrínseca, como pretendo demonstrar, da comunicação e da cultura na sociedade contemporânea. O artigo parte de uma breve história sobre os estudos culturais ingleses e se concentra em uma revisão teórica do tema cultura – revisando o pensamento em diversos autores – que estabelecem uma análise mais contemporânea sobre o tópico, como Henry Jenkins, Douglas Kellner e Lúcia Santaella. Em seguida, o texto destaca a importância da discussão sobre a linguagem na formação das práticas e representações culturais. Por fim, é apresentado um debate sobre o consumo da comunicação e das produções culturais tendo como referência as discussões apresentadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Alves da Rocha, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo e professor adjunto do Departamento de Linguística, Letras, Comunicação e Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. Email: andeson.alves.rocha@uemg.br

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo e professora adjunta do Departamento de Linguística, Letras, Comunicação e Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. Email: Kalinke.priscila@uemg.br

Referências

AZEVEDO, Fábio Palácio. O conceito de cultura em Raymond Williams. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS) São Luís, v. 3, número especial, p. 205-224, jul./dez. 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

COSTA, Jean Henrique. Stuart Hall e o modelo “encoding and decoding”: por uma compreensão plural da recepção. Revista Espaço Acadêmico. Ano XII, n. 136, p. 111-121, 2012.

CUNHA, Raquel Cantarelli Vieira da. Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Brasília, 2010.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

HOBSBAWM, Eric (org). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e pós-moderno. Bauru, SP: Edusc, 2001.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

MCLUHAN, M. Visão, som e fúria. In: LIMA, Luiz Costa (org). Teoria da cultura de massa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, p. 153-165.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

SILVA, Míriam Cristina Carlos. A comunicação como artifício: uma leitura sobre Vilém Flusser In: MARTINO, Luiz Claudio, FERREIRA, Giovandro Marcus; HOHLFELDT, Antonio; MORAIS, Osvando José de (org). Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá Vol. I. Salvador: EDUFBA, 2014, p. 259-272.

TURNER, Graeme. Prefácio à edição brasileira. In: WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 7-11

WILIIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WILLIAMS, Raymond. The long revolution. Harmondsworth middlesex England: Penguin Books, 1961.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

WILLIAMS, Raymond. Keywords - a vocabulary of culture and society. New York: Oxford University Press, 1985.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016

ZIVIANI, Paula. Comunicação e cultura no campo dos estudos culturais. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 39, n. 2, p. 7-31, mai./ago. 2017.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG: 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Rocha, A. A. da, & Silva, P. K. da. (2023). A centralidade da cultura para os estudos em comunicação. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.23899/relacult.v9i2.2383

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo