Os desafios da intepretação bíblica num mundo em constante transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2307

Palavras-chave:

Escritura; Hermenêutica; Interpretação; Igreja; Modernidade.

Resumo

A interpretação bíblica tem um papel central na tradição cristã. A ação interpretativa determina o testemunho e a maneira como a Igreja cristã interage no mundo. O objetivo deste artigo é apresentar uma descrição histórica acerca do desenvolvimento da interpretação bíblica num mundo em constante transformação. A abordagem foi desenvolvida com a consulta de documentos, livros e artigos que tratam do tema da hermenêutica bíblico-teológica em diferentes momentos da história da Igreja cristã, destacando aspectos relevantes para a reflexão sobre interpretação bíblica e os impactos para a relação da Igreja com o seu tempo e contexto. Esta análise busca identificar como questões culturais, sociais, científicas e filosóficas influenciam o modo como a Igreja lê e interpreta a Escritura. A reflexão e o desenvolvimento de métodos de interpretação bíblica ganham relevância e recebem atenção ainda maior no âmbito teológico em meio aos desafios impostos pela modernidade e pelo cientificismo. Os resultados apontam que a partir deste contexto, a hermenêutica bíblico-teológica se ocupa, fundamentalmente, com o esforço de estabelecer a apropriada relação entre a pessoa autora, o texto bíblico e a pessoa intérprete. Entender essa relação é o desafio que se impõe à teologia e à própria Igreja cristã.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joelson Erbert Martins, Faculdades EST

Mestrando em Teologia no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Teologia na Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Graduado em Teologia. Pastor da IECLB e professor visitante na FATEV-Curitiba. Bolsista da FLM (Federação Luterana Mundial). Contato: pastorjoelsonmartins@gmail.com.

Celso Gabatz

Pós-Doutorando e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Teologia na Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS). Contato: gabatz12@hotmail.com

Wilhelm Wachholz

Doutor em Teologia pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Teologia na Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Reitor e professor de Teologia e História na Faculdades EST.

Referências

BRAATEN, Carl E. Prolegômenos à dogmática cristã. In: BRAATEN, Carl E.; JESON. Robert W. (EE.). Dogmática cristã. Tradução de Luís M. Sander et al. São Leopoldo: Sinodal; IEPG, 2002. v. 2, p. 29-94.

BRAKEMEIER, Gottfried. A autoridade da Bíblia: Controvérsias – significado – fundamento. São Leopoldo: Sinodal, 2003.

BRAKEMEIER, Gottfried. Ciência ou religião: quem vai conduzir a história?: A urgência de um novo pacto. São Leopoldo: Sinodal, 2006.

DREHER, Martin N. A Igreja no Império Romano. São Leopoldo: Sinodal, 1993.

DREHER, Martin N. A Igreja no mundo medieval. São Leopoldo: Sinodal, 1994.

GOHEEN, Michael W. A Igreja Missional na Bíblia: Luz para as nações. Tradução de Ingrid Neufeld de Lima. São Paulo: Vida Nova, 2014.

GOHEEN, Michael W.; BARTHOLOMEW, Craig G. Introdução à Cosmovisão Cristã: Vivendo na intersecção entre a visão bíblica e a contemporânea. Tradução de Marcio Loureiro Redondo. São Paulo: Vida Nova, 2016.

GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Fé cristã e ciência na Era Contemporânea. Reflexão. Campinas, v. 40, n. 2, p. 193-209, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/3297. Acesso em 03 de jun. de 2022.

GRONDIN. Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. Tradução de Benno Dischinger. São Leopoldo: Unisinos,1999.

HÄGGLUND Bengt. História da teologia. 6ª edição. Tradução de Mário L. Rehfeldt e Gládis Knak Rehfeldt. Porto Alegre: Concórdia, 1999.

KAUFMANN, Thomas et al. História ecumênica da Igreja 2: da alta Idade Média até o início da Idade Moderna. São Paulo: Loyola, Paulus; São Leopoldo: Sinodal, 2014.

KÖRTNER, Ulrich H. J. Introdução à hermenêutica teológica. Tradução de Tradução de Paul Tornquist. São Leopoldo: Sinodal; IEPG, 2009.

LAUTER Gabriel Girotto. Os desafios da hermenêutica na pós-modernidade: um estudo introdutório sobre o pós-modernismo e sua influência na interpretação bíblica. Revista Batista Pioneira, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 261-276, dez. 2014. Disponível em: http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/60. Acesso 25 de maio de 2022.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas: UNICAMP, 1996.

MARTINZES, José M. Hermenéutica bíblica. Barcelona: CLIE, 1984.

NEWBIGGIN, Lesslie. O Evangelho em uma sociedade pluralista. Tradução de Valéria Lamim Delgado Fernandes. Viçosa: Ultimato, 2016.

OSBORNE, Grant R. A espiral hermenêutica: uma nova abordagem à intepretação bíblica. Tradução de Daniel de Oliveira, Robinson N. Malkomes e Sueli da Silva Saraiva. São Paulo: Vida Nova, 2009.

SANCHES, Sidney de Moraes. A contextualização da teologia: conceitos, história, tensões, métodos e possibilidades. Revista Tecer. Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 1-20, nov. 2009. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/tec/article/download/177/253. Acesso em: 02 de jun. de 2022.

SCHÜLER, Arnaldo. Dicionário enciclopédico de teologia. Canoas: Ulbra, 2002.

SCHÜRGER, Wolfgang. Teologia e Pós-Modernidade: Encontros e Desencontros. Revista de estudos e pesquisa da religião. Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 29-63, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21736/11804. Acesso em 03 de jun. de 2022.

TILLICH, Paul. História do pensamento cristão. Tradução de Jaci Maraschin. São Paulo: Aste, 1988.

VIRKLER, Henry A. Hermenêutica avançada: Princípios e processos de interpretação bíblica. Tradução de Luiz Aparecido Caruso. São Paulo: Vida, 1987.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Martins, J. E., Gabatz, C., & Wachholz, W. (2022). Os desafios da intepretação bíblica num mundo em constante transformação. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2307

Edição

Seção

Dossiê - Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância