Produção e Política Cultural na Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão RS
Na fronteira, a Cultura como horizonte
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.2266Palavras-chave:
Bacharelado em Produção e Política CulturalResumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre de modo retrospectivo sobre os 10 anos de criação do curso de bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Trata-se de um trabalho apoiado na memória dos docentes no período em questão, sobretudo no momento da implementação. O resultado do estudo aponta para a importância da área da cultura como campo de formação na graduação e pós-graduação, de modo que a proposta posta possui ótimos indicadores atualmente, sobretudo com a entrada dos egressos em cursos de pós-graduação strico sensu, mestrado e doutorado. Nota-se também cenário absolutamente adverso para a área de formação tendo em vista a extinção do Ministério da Cultura no plano federal, somado ao desinvestimento e ataques pontuais, além disso a pandemia COVID-19 em curso desde o ano de 2020 trouxe mais um elemento que afetou de modo drástico o campo da cultura.
Métricas
Referências
ACOSTA, A.; MARTÍNEZ, E. (org.). El buen vivir: una vía para eldesarrollo. Quito: Abya-Yala, 2009.
BLOG DA FÁTIMA. Produção e Política Cultural. Fonte: http://brfatima.blogspot.com/2011/12/producao-e-politica-cultural.html acesso em 31/01/2022.
BAUMAN, Z. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2013.
BOLONO, C. R. S. Conceito de cultura em Celso Furtado. Salvador: EDUFBA, 2015.
FERREIRA, J. A centralidade da cultura. In. BARROSO, Aloísio Sérgio; SOUZA, Renildo (orgs.). Desenvolvimento: ideias para um projeto nacional. São Paulo: Fundação Maurício Grabois, 2010.265-278. Disponível em:< http://thacker.diraol.eng.br/mirrors/www.cultura.gov.br/site/index.html%3Fp=108771> Acesso. 17-01-2022
GARCÍA, R. D. F.; MELO, A. D. de, MARCELINO, B.C.A., MACHADO, J. P., HERMANN, M. B., AMORIM, L. V. de, FRANCO, L. P. e PAIM, M. C. (2019). Extensión universitária, gestíón cultural y ciudadanía. Revista De Estudos Interdisciplinares, 1(1). Recuperado de https://ceeinter.com.br/ojs3/index.php/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/3 acesso em 06/01/2021.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MASI, D. de. 2025: Caminhos da Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
MELLO, U. B.. Experiências formativas em organização da cultura no Brasil: um panorama a partir de entrevistas. In.Formação em organização da cultura no Brasil: experiências e reflexões/Antônio Albino Canelas Rubim, apresentação. Salvador, EDUFBA, 2016. p.13-47.
Programa de Educação Tutorial PET Produção e Política Cultural. Saída de Campo São Miguel das Missões e Santo Ângelo. 2014 http://petproducaopoliticacultural.blogspot.com/2014/05/saida-campo-sao-miguel-das-missoes.html acesso em 31/01/2022.
RIBEIRO, M.F.B; NOGUEIRA, I. P; MACHADO, C.J.A. Patrimônio cultural e fronteiras no Mercosul: processos de tombamento e patrimonialização no município de Jaguarão no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Intellector, n.24 , janeirojunho de 2016.
SILVA, F. C. T. da. O Brasil no mundo.In. REIS, Daniel A.(org.). História do Brasil nação, vol.5. Modernização, ditadura e democracia 1964-2010. Madri: Fundación Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
TURINO, C. Ponto de Cultura: O Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria de Fátima Bento Ribeiro, Alan Dutra de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.