Produção e Política Cultural na Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão RS

Na fronteira, a Cultura como horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.2266

Palavras-chave:

Bacharelado em Produção e Política Cultural

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre de modo retrospectivo sobre os 10 anos de criação do curso de bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Trata-se de um trabalho apoiado na memória dos docentes no período em questão, sobretudo no momento da implementação. O resultado do estudo aponta para a importância da área da cultura como campo de formação na graduação e pós-graduação, de modo que a proposta posta possui ótimos indicadores atualmente, sobretudo com a entrada dos egressos em cursos de pós-graduação strico sensu, mestrado e doutorado. Nota-se também cenário absolutamente adverso para a área de formação tendo em vista a extinção do Ministério da Cultura no plano federal, somado ao desinvestimento e ataques pontuais, além disso a pandemia COVID-19 em curso desde o ano de 2020 trouxe mais um elemento que afetou de modo drástico o campo da cultura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Fátima Bento Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História na área de Política, Memória e Cidade, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL no curso de bacharelado em Relações Internacionais. E-mail: mfabento@hotmail.com

Alan Dutra de Melo, Universidade Federal do Pampa/Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão/RS. Atua nos cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural e Gestão de Tecnologia em Turismo. Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel. E-mail: alanmelo@unipampa.edu.br

 

Referências

ACOSTA, A.; MARTÍNEZ, E. (org.). El buen vivir: una vía para eldesarrollo. Quito: Abya-Yala, 2009.

BLOG DA FÁTIMA. Produção e Política Cultural. Fonte: http://brfatima.blogspot.com/2011/12/producao-e-politica-cultural.html acesso em 31/01/2022.

BAUMAN, Z. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2013.

BOLONO, C. R. S. Conceito de cultura em Celso Furtado. Salvador: EDUFBA, 2015.

FERREIRA, J. A centralidade da cultura. In. BARROSO, Aloísio Sérgio; SOUZA, Renildo (orgs.). Desenvolvimento: ideias para um projeto nacional. São Paulo: Fundação Maurício Grabois, 2010.265-278. Disponível em:< http://thacker.diraol.eng.br/mirrors/www.cultura.gov.br/site/index.html%3Fp=108771> Acesso. 17-01-2022

GARCÍA, R. D. F.; MELO, A. D. de, MARCELINO, B.C.A., MACHADO, J. P., HERMANN, M. B., AMORIM, L. V. de, FRANCO, L. P. e PAIM, M. C. (2019). Extensión universitária, gestíón cultural y ciudadanía. Revista De Estudos Interdisciplinares, 1(1). Recuperado de https://ceeinter.com.br/ojs3/index.php/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/3 acesso em 06/01/2021.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MASI, D. de. 2025: Caminhos da Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

MELLO, U. B.. Experiências formativas em organização da cultura no Brasil: um panorama a partir de entrevistas. In.Formação em organização da cultura no Brasil: experiências e reflexões/Antônio Albino Canelas Rubim, apresentação. Salvador, EDUFBA, 2016. p.13-47.

Programa de Educação Tutorial PET Produção e Política Cultural. Saída de Campo São Miguel das Missões e Santo Ângelo. 2014 http://petproducaopoliticacultural.blogspot.com/2014/05/saida-campo-sao-miguel-das-missoes.html acesso em 31/01/2022.

RIBEIRO, M.F.B; NOGUEIRA, I. P; MACHADO, C.J.A. Patrimônio cultural e fronteiras no Mercosul: processos de tombamento e patrimonialização no município de Jaguarão no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Intellector, n.24 , janeirojunho de 2016.

SILVA, F. C. T. da. O Brasil no mundo.In. REIS, Daniel A.(org.). História do Brasil nação, vol.5. Modernização, ditadura e democracia 1964-2010. Madri: Fundación Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

TURINO, C. Ponto de Cultura: O Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Como Citar

Ribeiro, M. de F. B., & Melo, A. D. de. (2022). Produção e Política Cultural na Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão RS: Na fronteira, a Cultura como horizonte. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.2266

Edição

Seção

Dossiê: - Produção e Política Cultural no foco: 10 anos em curso na Unipampa

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.