Um olhar sobre a educação ambiental do Sudoeste do Paraná:
cursos de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2062Palavras-chave:
Dissertações, PDE/PR, UTFPR, UFFS, UNIOESTEResumo
O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Direito Ambiental da Faveni - Faculdade Venda Nova do Imigrante. É uma investigação quali-quantitativa de dissertações nos programas de mestrado ofertados no Sudoeste do Paraná sobre a educação ambiental. Como resultados dos 19 cursos distribuídos entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram encontradas apenas 25 dissertações que contemplaram a educação sobre o meio ambiente como objeto de pesquisa. Especula-se como motivo do baixo interesse no assunto, a inexistência de editais de apoio voltados especificamente a projetos de educação ambiental, e atribui-se a contemplação da educação ambiental no Programa de Pós Graduação em Geografia ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), cujos participantes são os professores da rede estadual de ensino.
Métricas
Referências
ASSIS, M. P. de, et al. Avaliação de políticas ambientais: desafios e perspectivas. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 7-20, 2012.
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. Banco de dados. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Disponível em: http://tede.unioeste.br/. Acesso em: 12 dez. 2019.
BIZ, A. C. O programa de desenvolvimento educacional na geografia-SEED/PR-2007 a 2012. 2015. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/1140. Acesso em: 17 fev. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 2018.
GUADAGNIN, M. R.; NUNES, L.; ASSUNÇÃO, V. K. ; CADORIN, S. B. ; SOUZA, V. O. Gênese de um fórum da cadeia de reciclagem com inclusão de catadores e consolidação de políticas públicas em resíduos sólidos. In: 10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2016, Porto Alegre. Regulamentação Ambiental, Desenvolvimento e Inovação. Porto Alegre: ABES- RS Faculdade de Engenharia PUC-RS, 2016. p. 1-17.
FRAGOSO, E.; NASCIMENTO, E. C. M. A. Educação Ambiental no Ensino e na Prática Escolar da Escola Estadual Cândido Mariano–Aquidauana/MS. Ambiente & Educação-Revista de Educação Ambiental, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 65-84. 2004.
MEC. Sistema e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 10 dez. 2019.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
REPOSITÓRIO DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Banco de dados. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/. Acesso em: 12 dez. 2019.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Banco de dados. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/. Acesso em: 12 dez. 2019.
SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Guia Agenda XXI Paraná Empresarial – 2010. Disponível em: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/agenda21/guia_agenda_21_para_web.PDF. Acesso em: 12 dez. 2019.
SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, 2013. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_ extensao_universitaria.pdf. Acesso em: 04 dez. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carina Merkle Lingnau, MACHADO, P.H.M.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.