Experiências e memórias na fronteira relatadas no curso de extensão Español Básico para Niños: o antes e o durante a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1967Palavras-chave:
Palavras-Chave, Espanhol para crianças, Experiências do vivido, Memórias, Fronteira.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar e discutir o desafio das memórias, proposto às crianças participantes do Curso de Extensão Español Básico para Niños, ofertado pela Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão. A intenção do desafio foi resgatar e valorizar experiências e memórias interculturais, da fronteira entre Jaguarão – Brasil e Rio Branco – Uruguay, que fazem parte da vida dos sujeitos envolvidos: as crianças, as alunas do curso, seus familiares e os proponentes do curso. Metodologicamente, os dados foram obtidos através de reunião síncrona, realizada através do Google Meet, e registros efetuados no Grupo de WhatsApp do Curso. A partir da análise realizada, os resultados indicam que, de modo geral, as experiências e memórias que mais emergiram dos participantes estão relacionadas à: a) relação entre os povos em uma zona de fronteira (fronteiriços? Ou brasileiros e uruguaios?); b) curiosidades sobre questões relativas à língua; e c) naturalidade de atravessar a ponte e estar em outro país, em contraste com a burocracia vista no tempo de pandemia.
Métricas
Referências
BOÉSSIO, Cristina Pureza Duarte. Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais. 2010. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp147192.pdf. Acesso em: 20 jul. 2016.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n. 19, p. 20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: agosto. 2020.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: Manifesto para mudar a educação. Porto Alegre, Ed. Sulina, 2015.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Portugal: Edições Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Pureza Duarte Boéssio, Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.