O movimento sociocultural judaico de Santa Maria no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.1960

Palavras-chave:

Colônia Philippson, Comunidade Judaica, Sinagoga Yitzhak Rabin

Resumo

A cidade de Santa Maria historicamente foi marcada pela influência de uma comunidade judaica forte e rica culturalmente. Propõe-se neste trabalho, discorrer a respeito de situações que ensejaram o florescimento da comunidade no seio de Santa Maria, situada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Num primeiro plano, enfoca-se na vinda de judeus para o assentamento agrícola chamado de Colônia Philippson, para depois relatar a migração para a zona urbana e o desenvolvimento do comércio judeu em Santa Maria. Ainda, explanase o resultado paisagístico judeu na cidade, ao se analisar questões concernentes à Sinagoga Yitzhak Rabin. Objetiva-se ainda estipular que essa comunidade é representada pela Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria, caracterizando-se assim a comunidade judaica na região, não somente pelo viés religioso, mas também por se enquadrar como um movimento sociocultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antunes Kopstein, UNIVERSIDADE FRANCISCANA/UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, Universidade Franciscana/UFN. Especialista em Direito do Trabalho, UFN. Bacharel em Direito, Faculdade de Direito de Santa Maria/FADISMA. Advogado, professor e pesquisador. E-mail: marcoskopstein@hotmail.com

Referências

Cemitério da primeira comunidade judaica no Brasil foi restaurado, 2016. Disponível em: http://www.jornalja.com.br/cemiterio-da-primeira-comunidade-judaica-no-brasil-foirestaurado/. Acesso em: 10 de dez. de 2019.

FLINT, Guila. 21 anos após o assassinato de Rabin, apenas minoria segue seu legado em Israel, 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37843377. Acesso em: 26 de mar. de 2021.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG,

HEUFEEL, Evelyne. Philippson: uma colônia judaica singular? WebMosaica Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall v.4 n.2 (jul-dez), 2012. Disponível em: www.seer.ufrgs.br. Acesso em: 26 de nov. de 2019.

RITZEL, Ricardo Agne. Fazenda Phillipson – Os 110 anos da imigração judaica em Santa Maria, 2014. Disponível em: https://www.apusm.com.br/2014/09/fazenda-phillipson-os-114-anos-da-imigracao-judaica-em-santa-maria/. Acesso em 02 de dez. de 2019.

SANTOS, Maria Medianeira dos. A territorialidade judaica em Santa Maria/RS: uma contribuição à geografia. Dissertação de Mestrado em Geografia, UFSM, 2009. Disponível: www.ufsm.br. Acesso em: 13 de nov. de 2019.

Sinagoga Yitzhak Rabin, páginas da rede social Facebook. Disponível: https://www.facebook.com/pages/Sinagoga-Yitzhak-Rabin. Acesso em: 02 de dez. de 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Kopstein, M. A. (2021). O movimento sociocultural judaico de Santa Maria no Rio Grande do Sul. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.1960

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo