Os ensaios de Arasse
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.1833Palavras-chave:
Daniel Arasse, ensaio, artes.Resumo
O objeto de análise desta resenha é a obra Nada se vê: seis ensaios sobre pintura (2019), de Daniel Arasse. O objetivo é verificar como o historiador argelino analisa pinturas utilizando linguagem informal e misturando diferentes gêneros textuais. Além disso, é examinada a liberdade criativa que resulta em textos de alto gradiente artístico.
Métricas
Referências
ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003, p. 15-45.
ARASSE, D. Nada se vê: seis ensaios sobre pintura. Trad. Camila Boldrini e Daniel Lühmann. São Paulo: Editora 34, 2019.
HANSEN, J. A. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, São Paulo, n. 71, p. 85-105, nov. 2006.
SONTAG, S. Contra a interpretação. In: ______. Contra a interpretação e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020, p. 15-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Murilo Eduardo dos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.