Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-04-30. Leia a versão mais recente.

Territorialidades indígenas: Paiacú e Caboré na Ribeira do Apodi

Autores

  • Ristephany Kelly da Silva Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1809

Palavras-chave:

Caboré, Paiacú, Sertão, Territorialidade.

Resumo

Nos sertões da América portuguesa, diversos eram os grupos indígenas que circulavam antes e após o contato com grupos europeus. Estes índios tinham sua própria maneira de se relacionar com o ambiente no qual estavam e, após o contato, foram forçados a ressignificar suas relações entre si e com o território devido o advento colonial. Pretende-se apresentar, neste trabalho, os grupos étnicos que habitavam a ribeira do rio Apodi, região na qual se encontrava tanto a Missão de Apodi, fundada na primeira metade do século XVIII, oriunda da tentativa de “aquietação dos povos” após intensos conflitos entre conquistadores e indígenas, que foram denominados de Guerra do Açu, quanto a Serra do Regente, local estabelecido para abrigar a vila de Portalegre, em 1761, na qual o convívio de índios e não índios era estimulado por um dispositivo legal chamado Diretório Pombalino. Trabalhando com o conceito de territórios sociais, do autor Paul Little, torna-se importante compreender como estes grupos estabeleceram suas territorialidades na ribeira do rio Apodi, como ela surgiu e em que contextos foi defendida ou reafirmada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ristephany Kelly da Silva Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Orientador: prof. dr. Lígio José de Oliveira Maia. Bolsista CAPES. Editora Gestora da Revista Espacialidades (PPGH-UFRN). Integrante da Base de Pesquisa "Formação dos Espaços Coloniais" - FEC/CNPq. Contemplada com Estágio de pesquisa da Cátedra Jaime Cortesão (USP). E-mail: ristephany.kelly@gmail.com

Referências

BARRETO, José Jacome. Portalegre, origem e contemporaneidade. Portalegre: PMP, [s.d.].

CASCUDO, Luís da Câmara. História do Rio Grande do Norte. 2ª ed. Natal; Rio de Janeiro: Fundação José Augusto; Achiamé, 1984.

CAVIGNAC, Julie A. Índios, negros e Caboclos: identidades e fronteiras étnicas em perspectiva. O caso do Rio Grande do Norte. In: CARVALHO, Maria Rosário de.; CAVIGNAC, Julie A.; REESINK, Edwin (Org.). Negros no mundo dos índios: imagens, reflexos, alteridades. Natal: EDUFRN, 2011.

CRUZ, Carlos Henrique Alves. Tapuias e mestiços nas aldeias e sertões do Norte: conflitos, contatos e práticas" religiosas" nas fronteiras coloniais (1680-1761). Tese (doutorado em História), Universidade Federal Fluminense, 2018.

GIRÃO, Valdelice Carneiro. Os índios Paiacu: primeiros habitantes de Pacajus. Revista do Instituto do Ceará. Tomo CV, 1991.

LITTLE, Paul E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, v. 2003, p. 01-32, 2005.

LOPES, Fátima Martins. Em nome da liberdade: as vilas de índios do Rio Grande do Norte sob o diretório pombalino no século XVIII. Rio de Janeiro: PUBLIT, 2015.

LOPES, Fátima Martins. Índios, colonos e missionários na colonização da Capitania do Rio Grande do Norte. Mossoró: Fundação Vingt-Un Rosado, 2003.

MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. Populações indígenas no sertão do Rio Grande do Norte: História e mestiçagens. Natal: EDUFRN, 2011.

MONTEIRO, John Manuel. Tupis, Tapuias e Historiadores: Estudos de História Indígena e do Indigenismo. Tese (Livre Docência em área de Etnologia, subárea História Indígena e do Indigenismo), IFCHUNICAMP, Campinas, 2001.

PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do Nordeste do Brasil, 1650 – 1720. São Paulo: Hucitec; Editora da USP – Fapesp, 2002.

SANTOS JÚNIOR, Valdeci dos. Os índios Tapuias do Rio Grande do Norte: antepassados esquecidos. Mossoró: Fundação Vingt-un Rosado, 2008.

SILVA, Victor André Costa da. Guerras justas na capitania do Rio Grande: Guerra dos Bárbaros e desterritorialização. In: Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR-UFGD). ISSN: 1981-2434. V. 13, nº 25. Jan./Jun. 2019.

VICENTE, Marcos Felipe. Entre São Francisco Xavier e a Madre de Deus: a etnia Paiaku nas fronteiras da colonização. Campina Grande: UFCG-Programa de Pós-Graduação em História (Dissertação de mestrado), 2011.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Versões

Como Citar

Leite, R. K. da S. (2021). Territorialidades indígenas: Paiacú e Caboré na Ribeira do Apodi. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade. https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1809

Seção

I - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas