Invenção da América, colonialidade do poder e pós-colonialismo: reflexões acerca do primitivo Novo Mundo

Autores

  • Rodrigo Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1793

Palavras-chave:

América Latina, Colonialismo, Cultura, História da América, História do Tempo Presente, Pós-colonialismo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a noção de invenção do continente americano (América Latina, mais precisamente) a partir de uma perspectiva eurocentrista do conhecimento. Investigamos, pois, como ocorreu o surgimento da América e o que implicou ela ter sido conceituada tal qual como América. Para tanto, dispomos da noção de colonialidade do poder para compreendermos a amplitude do colonialismo que afligiu o continente americano, como tal poder despojou os povos originários de suas respectivas culturas; como se estruturou, a partir da América, uma noção de mundo no qual o europeu passou a ser referência; e como, a partir do advento da colonização, os povos latino-americanos (e demais povos não-europeus, em escala global) passaram a representar o passado, ou seja, o primitivo. Nossos objetivos, desta maneira, consistem em evidenciar como o poder colonial subjugou os povos da América não só nos sentidos mais recorrentemente tratados, como na exploração do trabalho e das riquezas materiais, mas, também, subjugou os povos da América de suas formulações teórico-epistemológicas, culturais e identitárias, apontando, assim, para a construção de uma concepção global de mundo na qual a modernidade é sinônimo de Europa – e, mesmo o que foi colocado como “Novo Mundo”, ainda traduz-se como arcaico – e propondo uma mais ampla assimilação das identidades, culturas e epistemologias latino-americanas e das estruturas que compõem o sistema capitalista moderno.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Linha de Pesquisa Linguagens, Identidades & Espacialidades. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Lisboa: Difel, 1989.

BRAUDEL, Fernand. A longa duração. In: Escritos sobre a História. Lisboa: Perspectiva, 1992.

FUENTES SÁNCHEZ, Waldo Lao. Autonomías indígenas: resistencias y luchas por el reconocimiento en Nicaragua y México. Buenos Aires: El Colectivo, 2019. 204 p.

LEYVA, Xochitl et al. Prácticas otras de conocimiento(s): Entre crisis, entre guerras (Tomo I). San Cristóbal de Las Casas: Cooperaiva Editorial Retos, 2015. 487 p.

MACHADO, João Victor Sanches da Matta. Para (re) pensar a América Latina: a vertente descolonial de Walter D. Mignolo. Espaço e Economia: Revista brasileira de geografia econômica [Online], v. 5, n. 3, 05 dez. 2014. Disponível em: <http://journals.openedition.org/espacoeconomia/899>. Acesso em 28 de nov. 2019.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.

NOSSA AMÉRICA. São Paulo: Revista do Memorial da América Latina, v. 52, 2015.

O’GORMAN, Edmundo. A invenção da América. São Paulo: Unesp, 1992

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In.: LANDER, Edgardo (org.). A Colonialidade do Saber - Eurocentrismo e Ciências Sociais - Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009.

SUBCOMANDANTE INSURGENTE MARCOS. 7 piezas sueltas del rompecabezas mundial (El neoliberalismo como rompecabezas: la inútil unidad mundial que fragmenta y destruye naciones.), México, 2000. Disponível em: <https://enlacezapatista.ezln.org.mx/1997/06/20/7-piezas-sueltas-del-rompecabezas-mundial-el-neoliberalismo-como-rompecabezas-la-inutil-unidad-mundial-que-fragmenta-y-destruye-naciones/>. Acesso em 05 de mar. de 2020.

WALLERSTEIN, Immanuel. The Modern World System. New York: Academic Press, 1974.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Guerra, R. (2021). Invenção da América, colonialidade do poder e pós-colonialismo: reflexões acerca do primitivo Novo Mundo. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(6). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1793

Edição

Seção

I - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas