Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática

Autores

  • Mateus Ávila de Oliveira Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal Sul-rio-grandense http://orcid.org/0000-0001-7547-1905

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1757

Palavras-chave:

Construção, Conhecimento, Prática, Inovação, Aprendizado

Resumo

O artigo apresenta uma análise reflexiva do estágio docente realizado em uma disciplina de Gestão, como parte integrante do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, no qual a atividade docente constitui-se da articulação entre teoria e prática. As disciplinas de Gestão tendem a ter um caráter eminentemente teórico. O desafio de um professor em formação na área de gestão foi o de pesquisar e aplicar práticas inovadoras, que começaram a ser delineadas logo a partir do estágio de observação realizado no primeiro semestre do curso. Por este motivo, a metáfora da ponte entre a teoria e a prática foi utilizada no subtítulo deste artigo, pois a disciplina, ofertada no último semestre do curso, acontece em momento em que os estudantes estão focados nas disciplinas técnicas, perdendo o interesse em disciplinas muito teóricas. Assume-se que o conhecimento não se reduz a informação. Conhecer implica em um segundo estágio, o de trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. Portanto, não basta reproduzir informações, mas é preciso construir as condições de produção do conhecimento. Diante disto, tornam-se relevantes as análises e conclusões chegadas, principalmente para repensar os métodos e para desenvolver ferramentas de apoio ao ensino. Em resumo, pode-se dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam às atividades para que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem em relação ao conteúdo. Eles regulam a forma de interação entre ensino e aprendizagem, entre professor e estudantes, cujo resultado é assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.

Biografia do Autor

Mateus Ávila de Oliveira, Instituto Federal Sul-rio-grandense

DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR, CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO-LICENCIADOS

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Referências

ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de Donald Schon e os programas de formação de professores. In: ________. (Org.). Formação reflexiva de professores-estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

BERNSTEIN, B. Clases, códigos y control. Madri: Akal, 1989.

FARIAS, M. S. F. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liberlivro, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma

educação para a cidadania. MEC: Brasília, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Org.). Temas de pedagogia: diálogo entre currículo e didática. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem – Componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011

MARQUES, M. O. Projeto pedagógico: a marca da escola. Revista Contexto e Educação, Ijuí, n. 18, abr/jun. 1990.

MORÁN, J. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, abr. 1995.

MORIN, E. Tofler e Morin debatem sociedade pós-industrial. World media – Suplemento do Jornal Folha de São Paulo. 12/12/1993.

OLIVEIRA, M. Á. Caderno de Estágio (mimeo). IFSUL, Pelotas, 2019.

SCHON, D. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1990.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente - Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 42. ed. Lisboa: Antídoto, 1979.

Downloads

Publicado

29/03/2020

Como Citar

de Oliveira, M. Ávila, & Barreiro, C. B. (2020). Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1757

Edição

Seção

V - Encontro Humanístico Multidisciplinar