Teatro Down e a Performance
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.172Palavras-chave:
Teatro, Down, Performance, NalsResumo
Este artigo é um ensaio da escrita, uma reflexão da ação performática executada pelo Teatro Down, um projeto vinculado ao Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade (NALS) da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, estruturado pelos integrantes do PET-Fronteiras: Saberes e Práticas Populares. O projeto iniciou em 2013 com o objetivo de refletir a arte teatral, encontrou na ação performática seu manifesto artístico-cultural, nos permitindo acessar a diversidade no fazer. Os encontros aqui abordados buscam registrar a experiência, numa nova outra ação para concretizar e contextualizar de maneira acadêmica um turbilhão de sensações e subjetividades.
Métricas
Referências
PINHEIRO, Cristiano Guedes; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Educação e resistência na prática das narrativas populares: a tradição griô. In: IX Seminário ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário ANPED SUL. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS, 2012. v. CD-ROM. p. 1-15.
PINHEIRO, Cristiano Guedes ; BUSSOLETTI, Denise Marcos ; COSTA, Cleber. Programa Fronteiras da Diversidade: universidade e comunidade na construção de práticas sociais e culturais para a diversidade. Expressa Extensão (UFPel), v. II Dez, p. 79-102, 2011.
PINHEIRO, Cristiano Guedes, Narrativas de educação e resistência: a prática popular griô deDona Sirley; orientadora: Denise MarcosBussoletti; co-orientador: Jarbas Santos Vieira. – Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação.Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
DA GLÓRIA GOHN, Maria. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro: Revista Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 11-25, 2006.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. Traduzido por Teixeira Coelho. 3a Edição, Martins Fontes, São Paulo, 2006
GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.