Teatro Down e a Performance

Autores

  • Ryan Hafyd Carvalho UFPel - Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0001-7909-5177
  • Gabriel Almeida Nogueira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Denise Marco Bussoletti Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.172

Palavras-chave:

Teatro, Down, Performance, Nals

Resumo

Este artigo é um ensaio da escrita, uma reflexão da ação performática executada pelo Teatro Down, um projeto vinculado ao Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade (NALS) da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, estruturado pelos integrantes do PET-Fronteiras: Saberes e Práticas Populares. O projeto iniciou em 2013 com o objetivo de refletir a arte teatral, encontrou na ação performática seu manifesto artístico-cultural, nos permitindo acessar a diversidade no fazer.  Os encontros aqui abordados buscam registrar a experiência, numa nova outra ação para concretizar e contextualizar de maneira acadêmica um turbilhão de sensações e subjetividades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ryan Hafyd Carvalho, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro Universidade Federal de Pelotas. Membro do Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade (NALS) e bolsista do PET - Fronteiras: Saberes e Práticas Populares.

Gabriel Almeida Nogueira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro Universidade Federal de Pelotas. Membro do Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade (NALS) e bolsista do projeto Fronteiras da diversidade

Denise Marco Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Profª. Drª. em Psicologia Associada ao departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas .

Referências

PINHEIRO, Cristiano Guedes; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Educação e resistência na prática das narrativas populares: a tradição griô. In: IX Seminário ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário ANPED SUL. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS, 2012. v. CD-ROM. p. 1-15.

PINHEIRO, Cristiano Guedes ; BUSSOLETTI, Denise Marcos ; COSTA, Cleber. Programa Fronteiras da Diversidade: universidade e comunidade na construção de práticas sociais e culturais para a diversidade. Expressa Extensão (UFPel), v. II Dez, p. 79-102, 2011.

PINHEIRO, Cristiano Guedes, Narrativas de educação e resistência: a prática popular griô deDona Sirley; orientadora: Denise MarcosBussoletti; co-orientador: Jarbas Santos Vieira. – Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação.Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

DA GLÓRIA GOHN, Maria. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro: Revista Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 11-25, 2006.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. Traduzido por Teixeira Coelho. 3a Edição, Martins Fontes, São Paulo, 2006

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 1995.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Carvalho, R. H., Nogueira, G. A., & Bussoletti, D. M. (2016). Teatro Down e a Performance. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 283–295. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.172

Edição

Seção

Dossiê - Literatura, Linguagens e Artes