Coleta Seletiva do Lixo: uma proposta para o ensino de Matemática em Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1689Palavras-chave:
Coleta seletiva do lixo, Formação docente, MatemáticaResumo
Este trabalho tem por objetivo realizar o relato de uma experiência diferente realizada com as turmas do Ensino Médio de uma escola estadual situada na cidade São Borja no estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com bolsistas do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID. O objetivo da atividade foi desenvolver ações sustentáveis com os alunos em relação à coleta seletiva do lixo e sobre a sua importância na preservação do meio ambiente, utilizando essa proposta de educação ambiental para ensinar matemática de maneira contextualizada e aderir aos pressupostos de uma aprendizagem significativa. A prática gerou uma grande mobilização na mobilidade escolar, bem como grandes reflexões sobre a formação docente dos bolsistas.
Métricas
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente. Brasília – DF: A Secretaria, 2012.
CÂNDIDO, Patrícia Teresinha. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Katia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-28.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o Educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2010.
GARCIA, Fernanda Hart; GARCIA, Denis Silva. As práticas do Pibid como instrumentos na construção dos saberes docentes. In: TONIOLO, J. M; HERMES, G. U. (Orgs); PIBID - IF Farroupilha: desafios de ensinar e aprender. São Leopoldo: Oikos, 2016.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
SANTOS. Júlo César Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre – RS: Mediação, 2013.
VEIGA. Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas-SP: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.