Estórias e Trajetórias que Desenham com Arte Lugares e Corpos

Autores

  • Adilson Crepalde Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cecília Maria Pinto do Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i3.1395

Palavras-chave:

espaço, cultura, interdisciplinaridade, tekohalização

Resumo

Este trabalho consiste em uma reflexão interdisciplinar sobre os processos de construção de espaços no contexto da cultura kaiowa no Mato Grosso do Sul, Brasil. As reflexões são realizadas com base em explicações dos próprios Kaiowa sobre o significado da expressão tekoha (lugar onde se produz o modo de ser) que foram coletadas e utilizadas como objeto de estudo em uma tese de doutoramento sobre significação. Objetiva-se refletir sobre as nuanças da dinâmica dos processos de construção de espaços no âmbito da cultura kaiowa por meio de uma abordagem interdisciplinar. Para tanto, apoiou-se nas reflexões sobre o caráter relacional e dinâmico da construção do espaço realizadas no âmbito da Geografia; na teoria da corporificação da Linguística Cognitiva; nas considerações sobre fronteiras étnicas realizadas na Antropologia Processualista e de conhecimentos historiográficos e antropológicos sobre a cultura kaiowa utilizados na tese de doutoramento acima referida. As reflexões desenvolvidas no trabalho possibilitaram delinear, ainda que parcialmente, a maneira kaiowa de construir espaços, um conjunto de processos complexos de relações e em devir que denominamos tekohalização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Crepalde, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor de Língua Inglesa e Estágio do Curso de Letras, Português/Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Cecília Maria Pinto do Nascimento, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora de Física e Estágio do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Referências

ASSIS, Fernandes de. Ñe’ẽ Ryru Avañe’ẽ: dicionário Guarani-Português. São Paulo, ed. Própria, 2000.

BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Trad. John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

BARTH, Fredrik. Balinese worlds. The University of Chicago. 1993.

_____________. Cosmology in the making: a generative approach to cultural variation in inner

New Guinea. Melbourne, Australia: Cambridge University Press, 1987.

_____________. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Trad. John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

BENITES, Tonico. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2012.

COSTA, Luciano Bernardino da. Imagem dialética/Imagem Crítica: Um percurso de Walter Benjamin à Georde Didi-Uberman. V Encontro de História da Arte IFCH/UNICAMP, 2009. http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2009/DA%20COSTA,%20Luciano%20Bernadino%20-%20VEHA.pdf. Acessado em 10/03/2017.

CREPALDE, Adilson. A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE TEKOHA PELOS KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, BR-RS, 2014.

GIBBS, Raymond W. Embodiment and Cognitive Science. Cambridge University Press: New York, 2006

GINZBURG, Carlo. De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena brasileira contada por um índio. Petrópolis: Fundação Petrópolis, 1998.

KÖVECSES. ZOLTÁN. Metaphor in Culture: Universality and Variation. Cambridge University Press: New York, 2005.

KUSH, Rodolfo. América Profunda. 4ª ed. Buenos Aires: Biblos, 1999.

LITTLE, Paul E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Brasília: UnB, 2002. Série Antropologia n° 322. 32p.

MASSEY, D. B. Pelo espaço uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. História da historiografia, Rev. Ouro preto, no. 05, setembro, 2010. 134-147.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Crepalde, A., & Nascimento, C. M. P. do. (2020). Estórias e Trajetórias que Desenham com Arte Lugares e Corpos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i3.1395

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo