Memórias de uma “Cidade Olímpica”: análise dos filmes Rio eu te amo e Olympia
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i1.1128Palavras-chave:
memórias oficiais, memórias subterrâneas, megaeventos, branding urbano, cinema brasileiroResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar as representações da cidade do Rio de Janeiro em dois filmes produzidos no período dos megaeventos: o Rio, eu te amo (2014) e o Olympia (2016). A análise de narrativas foi escolhida como a metodologia deste trabalho, e serão utilizadas as perspectivas de Paul Ricoeur (1994). O autor pode contribuir para a investigação e problematização dos processos de produção das narrativas fílmicas, auxiliando no entendimento de um processo de formação de sentido. E para compreender as memórias produzidas e silenciadas pelos dois filmes, recorreu-se a autores como Pollak (1989) e Mendonça (2018). Entendemos que o Rio – eu te amo pode ter sido utilizado para fazer o branding da marca-Rio, trazendo as “memórias oficiais”. O Olympia, por outro lado, levando em consideração seu planejamento, produção e divulgação, deve trazer à memória temas que a gestão da marca teve a intenção de silenciar. Ou seja, o Olympia, percebido como “militante” ou “ativista”, traz as “memórias subterrâneas”.
Métricas
Referências
FORTUNA, Vania. “Rio do porto maravilha”, Rio de sentidos: lutas simbólicas por um consenso discursivo de cidade global. 2016. 207 f. Tese (Doutorado em comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
FREITAS, Ricardo. (2017). Da cidade-espetáculo à cidade-mercadoria: a comunicação urbana e a construção da marca RIO. Eco-Pós, v. 12, n. 3, Rio de Janeiro, p. 49-65.
JAGUARIBE, Beatriz. (2011). Imaginando a cidade maravilhosa: modernidade, espetáculo e espaços urbanos. Famecos, v. 18, n. 02, Rio Grande do Sul, p. 327-347.
MENDONÇA, Kleber. A “pacificação” dos sentidos: mídia e violência na cidade em disputa. Rio de Janeiro, RJ: Editora Caravanas, 2018.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
SÁNCHEZ, Ferdanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. Chapecó: Argos, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.