Diálogo de saberes: uma reflexão sobre a obra de Enrique Leff e Karl Popper - um olhar para as catástrofes socioambientais na década de 1990.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.1006Resumo
RESUMO:
Esta pesquisa aborda a obra do sociólogo Enrique Leff, em uma aproximação com a teoria filosófica de Karl Popper e, a partir delas, uma reflexão sobre catástrofes mundiais ocorridas na década de 1990.
O pensamento de Leff transita entre os temas: mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, subdesenvolvimento, migrações, pobreza, exclusão social, educação, cultura, ecologia e racionalidade. Com um debate multidisciplinar, Leff objetiva promover um diálogo de saberes para uma sociedade melhor, naquilo que ele entende por democracia participativa e acréscimo sustentável.
Esta pesquisa bibliográfica, interdisciplinar, traçará algumas considerações sobre a similitude do pensamento filosófico de ambos, cotejando a realidade concreta, na qual a sociedade moderna contribuiu para um saber resultante na destruição ambiental em larga escala, promovendo um desacerto global, notadamente, na última década do século XX.
Métricas
Referências
ARTIGA, Mariano, Lógica Y Ética em Karl Popper. In: Revista Anuário Filosófico, nº 34, 2001, pp. 101-118. Disponível em: <http://dadun.unav.edu/bitstream/ARTIGAS.pdf>. Acesso em: 15 de junho de 2018, às 16h e 30min.
LEFF, Enrique. Aventuras da Epistemologia Ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes - Tradução de Silvana Cobucci Leite – São Paulo: Editora Cortes, 2012.
___________, Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela, 5ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
___________, Saber Ambiental. Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrópolis, RJ, Vozes/PNUMA, 2001.
_____________, Racionalidade Ambiental. Tradução de Luis Carlos Cabral. São Paulo: Civilização Brasileira, 2006.
MAYOR, Federico. Imaginar e Construir o Século XXI. Revista O Correio da UNESCO Rio de Janeiro 1999. p. 9.
OLINTO, BEATRIZ, Ancelmo. Uma Cidade em Tempo de Epidemia. In: Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1995. Orientador Professor Doutor Élio Cantalício de Serpa, Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle>. Acesso em: 15 de junho de 2108, às 16h e 46min.
PAPADEMETRIOU, Demétrios G. Imigrantes: o mito das fronteiras. Revista O Correio da UNESCO, Rio de Janeiro, 1999. pp. 17-27.
PEREIRA, Julio Cesar Rodrigues. A fórmula do mundo segundo Karl Popper. Tese apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Luft. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2829/1/417830.pdf>. Acesso em: 10 de junho de 2108, às 11h e 36 min.
PINTO, Maria Cristina Ramos Moura. Karl Popper: A vertente ética da ciência à luz da epistemologia e filosofia social. Dissertação de Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea. Ano 2006. In: Universidade do Porto, Lisboa, Portugal. Sob a orientação da Professora Doutora Maria Manuel Araújo Jorge. Disponível em: . Acesso em: 10 de junho de 2018, às 11h e 51min.
POPPER, Karl. A Miséria do Historicismo (título original: The Poverty of Historicism, 1957), Tradução de Octany S. da Mota & Leonidas Hegenberg, EDUSP, 1980.
POPPER, Karl. Em Busca de um Mundo Melhor. 1ª edição: 1989; 2ª edição: 1989; 3ª edição 1992. Tradução: Teresa Curvelo Editorial Fragmentos, Lda.
LISBOA/Portugal.
PACHECO, Anelise. Das estrelas móveis do pensamento: ética e verdade em um mundo digital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
SANTOS, Carlos Oliveira. Teoria Política e Engenharia Social. Observatório Político. Publicado em 14 de abril de 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 de junho de 2018, às 14h e 21 min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.