Caravana Territórios do Petróleo: uma experiência de Educação Ambiental inovadora na Bacia de Campos

Autores

  • Nayara Seabra de Oliveira Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.998

Palavras-chave:

Territórios do Petróleo, Caravana Territórios do Petróleo, Sensibilização

Resumo

O Projeto Territórios do Petróleo (PTP) é um projeto de Educação Ambiental que atende à uma condicionante do Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA. O referido projeto atua de maneira direta e indireta sobre a população de 10 municípios da Bacia de Campos (BC), buscando implementar medidas de mitigação de impactos socioambientais de licenciamento ambiental causados pela exploração de petróleo e gás na região. O foco deste trabalho situa-se no relato da experiência pedagógica constituída pelo evento itinerante denominado “Caravana Territórios do Petróleo”. Esta atividade foi realizada nos 10 municípios de abrangência do PTP e contava com um conjunto de espaços e dinâmicas elaboradas pela equipe do projeto, buscando proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor, diferenciado e lúdico, consequentemente mais atrativo para a participação dos sujeitos da ação educativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

IBAMA - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA Nº 01/10. Diretrizes para a elaboração, execução e divulgação dos programas de educação ambiental desenvolvidos regionalmente, nos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás. Rio de Janeiro, 2010.

PETROBRAS. Plano de Trabalho do Projeto de Educação Ambiental – “Projeto Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos”. 2013.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Seabra de Oliveira, N. (2018). Caravana Territórios do Petróleo: uma experiência de Educação Ambiental inovadora na Bacia de Campos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.998

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)