Colonialidade e Crítica Social: Análise da Música “Índios” Legião Urbana 1986
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.868Palavras-chave:
Legião Urbana, Índios, ColonialidadeResumo
A presente pesquisa pretende uma análise da música “Índios” produzida e lançada pela banda brasileira Legião Urbana em meados de 1986. As proposições criticas de cunho social inseridas na letra desta música permitiram uma construção histórica onde o processo de colonização, subjugação e encobrimento do “Outro” o indígena são apresentados de forma reflexiva ao público alvo no caso os jovens brasileiros da década de 80. Como proposição metodológica para análise dessa obra nos propomos a dialogar com duas produções historiográficas: a primeira são os escritos de Ledezma, Gerson. Racismo o colonialidad del saber en la Historiografía brasileña, de Francisco Varnhagen a Gilberto Freyre e a segunda a obra de Quijano, Aníbal. Cuestiones y Horizontes: De la Dependencia Histórico-Estructural a la Colonialidad/ Descolonialidad del Poder.Métricas
Referências
LEDEZMA, Gerson. Racismo o colonialidad del saber en la historiografía brasileña, de Francisco Varnhagen a Gilberto Freyre, Revista de Ciencias Sociales y humanidades, Vol II, Quito, Equador, 2017.
LEDEZMA, Gerson. Colonialidad del Saber : historia e historiografía brasileña (reflexiones desde Abya-Yala). In: XAVIER, Lídia de Oliveira, et. Al. POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA: estudos interdisciplinares e comparativos, Volume 3. Curitiba, 2016.
QUIJANO, Aníbal. CUESTIONES Y HORIZONTES: De la Dependencia Histórico-Estructural a la Colonialidad/Descolonialidad del Poder, 1ed. -Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.