Registros de hóspedes como fonte de pesquisa para a História

Liara Fagundes Echart

Resumo


O presente trabalho busca analisar os livros de registros e movimentação de hóspedes do Grande Hotel de Pelotas. O Grande Hotel foi inaugurado em 1928 e permaneceu em funcionamento até o ano de 2002. Atualmente no prédio, doado à Universidade Federal de Pelotas, encontra-se as dependências do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria. A metodologia utilizada consistiu na identificação e análise dos livros de registros e de movimentação de hóspedes do Grande Hotel de Pelotas. Concomitantemente ao processo de pesquisa documental, realizou-se a pesquisa bibliográfica acerca da temática proposta, a fim de realizar o questionamento sobre a relevância do assunto. Ao todo foram localizados 18 exemplares de livros de registros e movimentação de hóspedes, compreendendo o período entre meados de 1959 até 2002, sendo esta última data marcada pelo encerramento das atividades hoteleiras do Grande Hotel de Pelotas. Os livros de registros e movimentação de hóspedes do Grande Hotel mostraram-se uma importante fonte histórica para o estudo da hotelaria em Pelotas.


Palavras-chave


Grande Hotel; Hóspedes; Livros de Registros e Movimentação; Pelotas.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRIADA, Eduardo. Pelotas: gênese e desenvolvimento urbano. Pelotas: Armazém Literário, 1994.

BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: Fontes Históricas. PINSKY, C. (org.). São Paulo: Contexto, 2014. p.23-80.

BARROS, José D’ Assunção. A Escola dos Annales: considerações sobre a História do Movimento. In: Revista História em Reflexão vol. 4 n.8 – UFGD – Dourados jul/dez 2010.

BIERHALS, Raquel Neutzling. O processo de municipalização de uma empresa hoteleira sob o ângulo da imprensa: o caso Grande Hotel de Pelotas (1921-1928). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Domésticas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.

BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.

ECHART, L. F. Um perfil para o hóspede do Grande Hotel de Pelotas (1980-1990). Monografia (Bacharelado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015

FURET, François. A oficina da história. Lisboa: Gradiva, [197-]. 209 p. (Construir o passado; 8).

MAGALHÃES, Mario Osório. Opulência e Cultura na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a história de Pelotas (1860-1890). Pelotas: EDUFPel: Co-edição Livraria Mundial, 1993).

MÜLLER, Dalila. A Hotelaria em Pelotas e sua relação com o Desenvolvimento da Região: 1843 a 1928. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, 2004.

MÜLLER, Dalila. A municipalização do Grande Hotel em Pelotas/RS vista por dois órgãos da imprensa: Diário Popular e O Libertador. In: IX Encontro Estadual de História. ANPUH/RS, 2008. Disponível em: http://eeh2008.anpuh-rs.org.br/resources/content/anais/1212186980_ARQUIVO_MunicipalizacaoGrandeHotel.pdf

Fontes Primárias

GRANDE HOTEL. Livros de Registros e movimentação de hóspedes. Bibliotheca Pública Pelotense – Centro de Documentação e Obras Valiosas. EIC 005 CX, EIC 006 CX e EIC 007 CX.

ONZE DE JULHO, 13.08.1889. Hemeroteca da Bibliotheca Pública Pelotense.

PINTADO, SIDNEI PEREIRA. Sua experiência profissional no Grande Hotel Pelotas. Entrevista de História Oral Temática, concedida a ECHART, Liara Fagundes, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i1.85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Liara Fagundes Echart

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

e-ISSN: 2525-7870

Facebook - Twitter - Instagram

Endereço eletrônico: relacult@claec.org


Qualis CAPES: B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

Responsável Editorial:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

www.claec.org/editora

Endereço eletrônico: editora@claec.org