Mudança na prática docente: incentivando o protagonismo discente

Autores

  • liane much UFSM
  • Kauana Martins Bonfada UFSM
  • Eduardo Adolfo Terrazzan UFSM

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.805

Palavras-chave:

Prática Docente, Protagonismo Discente, Geografia

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um relato circunstanciado sobre a prática docente desenvolvida por um dos autores (LNM), que tem por objetivo divulgar uma experiência pedagógica que incentivou o protagonismo de estudantes de uma escola da Educação Básica. Defendemos que para haver efetivas mudanças na educação escolar, faz-se necessário que as práticas docentes ultrapassem a mera transmissão de conteúdos. Com a finalidade de significar os conteúdos, alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Santa Maria/RS, no ano de 2016, foram desafiados a construirem revistas digitais sobre assuntos trabalhados no componente curricular de Geografia, por exemplo, aspectos culturais de povos de diferentes continentes. A atividade proposta logrou êxito, ao perceber-se: (1) o engajamento e cooperação entre os alunos; (2) a criatividade dos trabalhos elaborados; (3) as aprendizagens construídas sobre conteúdos específicos do componente curricular; (4) bem como conhecimentos construídos sobre a utilização de diferentes recursos tecnológicos (programas e ferramentas digitais). Podemos afirmar que essa prática docente foi exitosa, pois permitiu aos educandos se perceberem como protagonistas de suas aprendizagens

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: dicionário de língua portuguesa. 8ªed. Curitiba: Positivo, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

PORLÁN, Rafael, MARTÍN, José. El Diário del Profesor: um recurso par la investigación em el aula. Sevilla,PRT;Díada, 4ed, 1997.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados,1994.

VIEIRA, Rui Marques, VIEIRA, Celina. Estratégias de Ensino/Aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Instituto Piaget.2005.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

much, liane, Bonfada, K. M., & Terrazzan, E. A. (2018). Mudança na prática docente: incentivando o protagonismo discente. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.805

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE