Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.797Palavras-chave:
Formação de Professores, Formação Inicial, Atuação Profissional, Ensino MédioResumo
Este trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS.
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Censo escolar da educação básica. Brasília, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf>. Acesso em: 18.dez.2017.
GAMA, M. E. R; TERRAZZAN, E. A. O trabalho docente em uma escola pública de Educação Básica: entre a complexidade e a simplicidade.1.ed. Curitiba, PR: CRV 2015.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar. Ciência a cotidiano. Rio de Janeiro, RJ. Editora da UERJ, 1999.
MARCELO, G. C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto/PT: Porto. (Coleção “Ciências da Educação Século XXI”, 2), 1999.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In.: FAZENDA, Ivani. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.