Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio

Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzan

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. 


Palavras-chave


Formação de Professores; Formação Inicial; Atuação Profissional; Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Censo escolar da educação básica. Brasília, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf>. Acesso em: 18.dez.2017.

GAMA, M. E. R; TERRAZZAN, E. A. O trabalho docente em uma escola pública de Educação Básica: entre a complexidade e a simplicidade.1.ed. Curitiba, PR: CRV 2015.

LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar. Ciência a cotidiano. Rio de Janeiro, RJ. Editora da UERJ, 1999.

MARCELO, G. C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto/PT: Porto. (Coleção “Ciências da Educação Século XXI”, 2), 1999.

NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In.: FAZENDA, Ivani. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v4i0.797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzan

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

e-ISSN: 2525-7870

Facebook - Twitter - Instagram

Endereço eletrônico: relacult@claec.org


Qualis CAPES: B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

Responsável Editorial:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

www.claec.org/editora

Endereço eletrônico: editora@claec.org